Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Exposição 'Folhas de Poesia' de Fernando Echevarría inaugurada no Porto

'Folhas de Poesia' é uma exposição bibliográfica em honra do 90.º aniversário do poeta Fernando Echevarría que vai ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 25, na Biblioteca Almeida Garrett (Porto), anunciou hoje a Câmara do Porto.

Exposição 'Folhas de Poesia' de Fernando Echevarría inaugurada no Porto
Notícias ao Minuto

17:00 - 20/02/19 por Lusa

Cultura 90.º aniversário

Na exposição, designada por 'Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría', vão estar patentes "exemplares da principal bibliografia ativa e passiva" do poeta Fernando Echevarría, bem como "revistas literárias dos anos de 1950 e 1960" e "referências a prémios e homenagens ao autor", entre os quais a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade do Porto, entregue em 2008, lê-se no comunicado de imprensa da Câmara do Porto.

No mesmo dia da inauguração da exposição, cuja cerimónia está marcada para as 10h30, o poeta Fernando Echevarría vai receber, da ministra da Cultura, Graça Fonseca, a Medalha de Mérito Cultural, em "reconhecimento do inestimável trabalho difundindo a Língua e a Cultura portuguesas".

Na exposição vão ser apresentados manuscritos do acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto, bem como o primeiro livro de poemas, 'Entre Dois Anjos' (1956), e o mais recente, 'Via Analítica' (2018), destaca a Câmara do Porto.

O visitante vai poder requisitar alguns dos livros de poemas de Fernando Echevarría que a Câmara do Porto tem à disposição nas suas bibliotecas.

Fernando Echevarría nasceu em Cabezón de la Sal, na província espanhola de Santander, na Cantábria, e veio para Portugal em 1953, depois de cursar Humanidades, Filosofia e Teologia, em Espanha.

A partir de 1961, por razões políticas, esteve exilado em Argel (Argélia) e Paris (França), onde fixou residência, em 1966.

Fernando Echevarría recebeu vários prémios ao longo da vida, como o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1981, 1991 e 2009), o Grande Prémio de Poesia do P.E.N Clube Português (1982 e 1999), o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, entre outros.

Em 2007, o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Echevarría colaborou com várias revistas nacionais e brasileiras, designadamente, Anto, Graal, Eros, Nova Renascença, Cavalo Azul, Colóquio/Letras, A Phala - Um Século de Poesia (1888-1988), Hífen e Limiar.

A sua poesia está traduzida em francês, castelhano, italiano, inglês, romeno e esloveno, estando representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras, entre entre as quais 'Antologia - Prémio Almeida Garrett de 1954' (1957), 'Alma Minha Gentil - Antologia de Amor Portuguesa' (1957) e 'Nas Mãos de Deus - Antologia da Poesia Religiosa Portuguesa' (1978), estas duas últimas organizadas por José Régio e Alberto Serpa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório