Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Évora assume candidatura para ser Capital Europeia da Cultura

A Câmara de Évora assumiu hoje oficialmente a decisão de avançar com a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027, num processo que é "para ganhar" e que pretende envolver todo o Alentejo.

Évora assume candidatura para ser Capital Europeia da Cultura
Notícias ao Minuto

14:25 - 14/02/19 por Lusa

Cultura 2027

"Apresentamos a candidatura para ganhar e esse é o objetivo fundamental. É uma candidatura vencedora" e que se pretende que "possa transformar a cidade de Évora", afirmou o presidente do município, Carlos Pinto de Sá.

O autarca, que falava aos jornalistas à margem do Workshop Internacional "Culture Capital Cities", que hoje arrancou na cidade, frisou que a intenção é que a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 dê a Évora uma "expressão de ainda maior peso nacional e internacional baseada na cultura".

"Agora, este trabalho é para ficar na cidade, independentemente de ganharmos ou não. É um trabalho para desenvolver Évora e para servir a sua população, os agentes culturais, todos aqueles que vivem e trabalham em Évora e na região", realçou.

Segundo Carlos Pinto de Sá, o trabalho que está a ser desenvolvido "com empenho" visa conquistar o "selo" de Capital Europeia da Cultura, mas, ao mesmo tempo, deve ser "produtivo para o desenvolvimento de Évora".

"Queremos ganhar e estamos convencidos de que temos a melhor cidade e a melhor candidatura para podermos ganhar em 2027 o 'selo' de Capital Europeia" da Cultura, afiançou.

A intenção de candidatar Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi anunciada em novembro de 2017, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris, França, tendo a câmara definido 2019 como o ano de "afirmação" do projeto.

À margem do 'workshop', que se prolonga até sexta-feira, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, Carlos Pinto de Sá explicou que já foi confirmada a viabilidade da candidatura e que, agora, arranca uma segunda fase do processo.

Com esse "trabalho de casa" já feito, "abrimos as portas e queremos agora que todos aqueles que vivem e trabalham na cidade de Évora e na região possam contribuir" para o processo, disse.

Segundo Pinto de Sá, a candidatura de Évora, a elaborar "ao longo deste ano", pretende ser "aberta e inclusiva" e abarcar não apenas instituições, mas também a população e agentes culturais.

E, segundo o município, o processo, cuja comissão executiva já envolve um conjunto de entidades regionais, não pode ser apenas um processo de Évora, mas sim de todo o Alentejo.

"Évora vale porque está no Alentejo e o Alentejo tem a ganhar com Évora e nós temos uma identidade alentejana", que "é o que nos diferencia de qualquer outro ponto do mundo", destacou, argumentando que esta "é uma qualidade que se transforma em potencialidade para a candidatura".

A cultura vai estar no centro da candidatura, mas, de acordo com o autarca, deverá "ligar-se com outras questões" importantes na região, como a social, a da participação dos cidadãos e a do património ambiental.

Além disso, Évora, que comemora em novembro os 33 anos da classificação do centro histórico como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), quer ser "ousada" como quando conseguiu esse "selo".

"Já fizemos isso quando Évora teve a ousadia de propor à UNESCO que classificasse um sítio cultural e não apenas um monumento", algo que "nem sequer estava previsto no regulamento na altura", e, agora, "pretendemos ter essa capacidade de inovação, de ver mais longe e de romper com barreiras", afiançou.

Além da autarquia, a comissão executiva da candidatura integra a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório