Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

História da Marinha ilustrada por crianças internadas editada em livro

Um livro que conta a história da Marinha portuguesa através de desenhos de cerca de 150 crianças hospitalizadas vai ser apresentado na quinta-feira em Lisboa, num projeto que se alargará às comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação.

História da Marinha ilustrada por crianças internadas editada em livro
Notícias ao Minuto

13:20 - 06/02/19 por Lusa

Cultura Projeto

A apresentação do livro 'Marinheiros da Esperança', na sua edição de venda ao público, pela editora Náutica, realiza-se no Museu de Marinha, em Belém, retratando a "história da Marinha mais antiga do mundo" pelas ilustrações de crianças internadas em serviços de pediatria do Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje o ramo.

Em declarações à Lusa, Ana Príncipe, do Hospital de São João, no Porto, e responsável pelos projetos organizados nas pediatrias do Serviço Nacional de Saúde, disse que o livro custará 25 euros e as receitas reverterão para "projetos conjuntos das pediatrias" do SNS.

O projeto 'Marinheiros da Esperança', coordenado a partir da pediatria do Centro Hospitalar de São João, Porto, e envolvendo um universo de 46 educadoras das alas pediátricas dos hospitais públicos, iniciou-se a propósito dos 700 anos da Marinha portuguesa, em 2017 e incluiu o embarque de 20 crianças e famílias por um dia a bordo do navio Escola Sagres, em setembro passado.

Agora, o projeto vai alargar-se às comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, envolvendo crianças e jovens internados em hospitais públicos portugueses e espanhóis.

"Os meninos vão trabalhar a Circum-navegação com uma mensagem de paz e união entre os povos. A paz e a união são hoje são as especiarias que desejamos", disse Ana Príncipe.

A 20 de setembro de 1519, Fernão de Magalhães, acompanhado por 260 homens e com uma frota de cinco navios, iniciou a viagem que ligou os oceanos Atlântico e Pacífico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório