Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Museu de Arte Antiga exibe pintura de Maria Madalena de Ticiano

A pintura 'Maria Madalena Penitente', de Ticiano (1488-1576), vai ser exibida a partir de hoje no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, proveniente do Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

Museu de Arte Antiga exibe pintura de Maria Madalena de Ticiano
Notícias ao Minuto

06:12 - 05/02/19 por Lusa

Cultura Lisboa

De acordo com o museu, a pintura vai ser exibida no âmbito do ciclo 'Obra Convidada', que recebe obras cedidas por outras instituições, e será inaugurada numa sessão marcada para as 18h00.

O tema de Madalena Penitente foi tratado pelo pintor Ticiano em várias versões, e depois popularizado através da gravura.

Esta tela do Hermitage de São Petersburgo, considerada pelos especialistas a melhor de todas - pela expressão trágica da santa e do ambiente que a envolve - foi mantida pelo pintor até à morte, e depois vendida pelo filho ao colecionador veneziano Cristoforo Barbarigo.

Ticiano foi um dos maiores expoentes da pintura italiana do século XVI, tendo sido promovido a pintor da República de Veneza, recorda o MNAA no seu sítio 'online'.

O artista ficou conhecido por ter criado, com os seus retratos, um modelo de representação de prestígio, e foi igualmente exímio nas evocações mitológicas e na pintura religiosa.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX.

É um dos museus nacionais com maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório