Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Teatro Garcia de Resende em Évora com mais de 100 iniciativas este ano

Mais de uma centena de iniciativas culturais preenche a programação do centenário Teatro Garcia de Resende, em Évora, para este ano, à "boleia" da estratégia da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Teatro Garcia de Resende em Évora com mais de 100 iniciativas este ano
Notícias ao Minuto

19:35 - 04/02/19 por Lusa

Cultura Programação

A programação do teatro municipal, que foi feita pela primeira vez para todo o ano, é "uma parte importante e integrante" dessa estratégia, afirmou hoje à agência Lusa o vereador do município Eduardo Luciano.

O responsável pelo pelouro da Cultura referiu que, devido às dificuldades financeiras da autarquia, durante algum tempo, "não foi possível" fazer uma calendarização anual de espetáculos no Teatro Garcia de Resende.

"Já conseguimos respirar melhor e é possível fazê-lo agora, à boleia dessa estratégia de construção da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura", indicou.

Segundo o município, o calendário de espetáculos assenta "em ciclos e festivais" e inclui eventos de música, teatro, cinema e dança, com destaque para os concertos, já este mês, de JP Simões, Miguel Araújo, Mazgani e The Last Internationale.

Até dezembro, desvendou a Câmara de Évora, vão passar pelo palco do teatro os The Gift, David Fonseca e The Legendary Tigerman, entre outros.

O vereador da Cultura realçou que o teatro "está esgotado" e que "não há, até dezembro, um fim de semana livre para programar", havendo, durante a semana, "um ou outro dia em que é possível incluir algum evento".

"Se olharmos para o mapa do país, não veremos nenhuma cidade desta dimensão com esta pressão cultural", considerou, defendendo que "é uma boa pressão" e que Évora está "no caminho certo".

Eduardo Luciano frisou que foi feita "uma programação diferente, que crie e eduque público com espírito crítico e que fuja daquilo que é básico", mas notou que não é "uma programação para elitistas nem para meia dúzia de pessoas".

"Algumas das propostas não serão espetáculos de massas, mas temos muitas em que haverá enchentes", disse, assinalando que o objetivo foi tentar "equilibrar as propostas", com "uma aposta clara na vertente da cultura em detrimento do entretenimento".

A intenção de candidatar a cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi anunciada oficialmente, em novembro de 2017, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris, França, tendo 2019 sido definido como o ano de "afirmação" do projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório