Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Leirena Teatro com espetáculo sobre a paz em língua inventada

O Leirena Teatro, de Leiria, anunciou hoje que pretende apostar na internacionalização de dois espetáculos, sendo que um deles, 'A Paz', de Aristófanes, será interpretado em língua inventada.

Leirena Teatro com espetáculo sobre a paz em língua inventada
Notícias ao Minuto

20:57 - 01/02/19 por Lusa

Cultura Leiria

Na apresentação da programação para 2019, o responsável pela companhia anunciou a ambição de atuar ao estrangeiro a partir do próximo ano de modo a "poder fazer crescer" a estrutura. Nos próximos meses, os cinco atores profissionais do Leirena vão preparar o "salto".

"Já temos o projeto feito e este ano vamos fazer um grande investimento na formação dos nossos atores em língua inglesa e na música, para que cada ator fale fluentemente e saiba tocar um instrumento musical", disse à agência Lusa Frédéric da Cruz Pires.

Para levar à cena 'A Paz', será criada uma língua original: "Chamamos-lhe 'falaguês' e tem pronúncia americana, germânica e outras", sendo simultaneamente uma forma de facilitar a internacionalização e passar a mensagem, adiantou.

"Aristófanes criou este texto há dois mil e tal anos, mas ele está maravilhosamente atual: os deuses, ao acharem que os humanos nunca quiseram a paz, prenderam-na numa gruta e deram-lhes a figura da guerra. Até hoje. Nos últimos cem anos houve 44 ou 45 guerras, o que é abismal", frisou Frédéric da Cruz Pires.

Em palco, o Leirena mostrará "um grito de alerta para a situação" que se vive, a partir de uma adaptação da comédia escrita pelo autor grego.

"Mantém-se o espírito de colonização e a atitude imperialista. Essa atitude colonialista que ainda existe é que provoca todas estas guerras. Neste espetáculo há vendedores de armas, franceses, russos, alemães, e temos o deus da guerra, que é americano. Infelizmente, isto a que assistimos não é diferente do que o Hitler fez, do que César fez, de todos os que fizeram a guerra", sublinhou.

A companhia quer levar 'A Paz' a festivais de teatro, "começando por Espanha".

Já o projeto 'Colmeia', que cruza teatro e comunidade, terá como alvo as capitais europeias da cultura.

"Já levámos o espetáculo 'Colmeia' a municípios do distrito de Leiria e há outros interessados noutros distritos. Agora queremos alcançar também a internacionalização, especialmente as cidades que vão ser capitais da cultura", afirmou Frédéric da Cruz Pires.

"Colmeia" desenvolve-se durante duas a três semanas. Os atores do Leirena envolvem-se com as comunidades locais na criação de um espetáculo inspirado na identidade e na vocação artística dos envolvidos.

"A partir do teatro, é criar uma festa de atividades artísticas: toda a comunidade faz, vê, ri-se consigo própria, com o vizinho, o padeiro, os acólitos, todos, a fazer teatro", concretizou.

Para o responsável do Leirena, a fórmula funciona porque "mistura a identidade cultural local com teatro, seja em Figueiró dos Vinhos, em Trás-os-Montes, Espanha ou França".

"É um projeto de cruzamentos, comunitário e profundamente social", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório