Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Gouveia aceita candidaturas ao Prémio de Pintura Abel Manta

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que aceita candidaturas à 8.ª edição do Prémio de Pintura Abel Manta, um galardão que "valoriza as artes plásticas e os artistas nacionais".

Gouveia aceita candidaturas ao Prémio de Pintura Abel Manta
Notícias ao Minuto

17:30 - 01/02/19 por Lusa

Cultura Arte

A autarquia refere em comunicado hoje divulgado que as inscrições para o concurso artístico estão abertas até ao dia 28 de abril.

O Prémio Abel Manta de Pintura, no valor de cinco mil euros, destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

O concurso, com periodicidade bienal, foi instituído pelo município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25.º aniversário da morte do pintor Abel Manta.

Segundo a nota, o galardão "visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalho e valorizando as artes plásticas como elemento chave da programação cultural do município".

As inscrições para o prémio Abel Manta de Pintura 2019 podem ser efetuadas até ao dia 28 de abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, no distrito da Guarda.

A obra premiada será anunciada no dia 18 de maio, no âmbito das atividades que celebram o Dia Internacional dos Museus.

"A entrega de prémios e a inauguração da exposição com as obras premiadas e selecionadas decorrerá a 09 de agosto, durante as Festas do Senhor do Calvário", é também referido.

O regulamento pode ser consultado, a partir de hoje, em www.cm-gouveia.pt, ou através dos serviços municipais do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia em 12 de outubro de 1888 e faleceu em Lisboa, no dia 09 de agosto de 1982.

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se "significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta", lembra o município de Gouveia.

Segundo a fonte, o espaço museológico é composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja.

O museu "alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório