Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Peter Jackson vai fazer documentário sobre os Beatles

Curiosamente, nos anos 60 a banda tentou adquirir os direitos para fazerem um filme de 'O Senhor dos Anéis'.

Peter Jackson vai fazer documentário sobre os Beatles
Notícias ao Minuto

19:07 - 30/01/19 por Fábio Nunes

Cultura Cinema

O realizador neozelandês Peter Jackson vai levar às salas de cinema um documentário sobre os Beatles que vai incidir nas gravações do último álbum do quarteto de Liverpool, ‘Let It Be’, adianta a BBC. Jackson vai recorrer a 55 horas de imagens gravadas no estúdio em 1969.

Estas imagens foram a base para um filme intitulado ‘Let It Be’, de 1970, que contava com os próprios Beatles. Ganhou um Óscar para Melhor Banda Sonora. No entanto, a banda não terá ficado muito agradada com o filme, que enfatizou as querelas entre os membros da banda no início da tensa gravação do álbum. John Lennon chegou a definir essas sessões de gravação como um “inferno”.

Esta versão de Peter Jackson será diferente, um relato mais positivo do processo de gravação de ‘Let It Be’. “Fiquei aliviado por descobrir que a realidade é muito diferente do mito”, disse o realizador. “É claro que há momentos de drama, mas nenhuma da discórdia com a qual este processo está há muito associado”.

Jackson acrescentou que o documentário vai ser como uma “máquina do tempo que nos vai transportar para 1969, e nós podemos sentar-nos no estúdio a ver estes quatro amigos a fazerem grande música juntos”.

Uma curiosidade em torno deste projeto é que nos anos 60 os Beatles quiserem comprar os direitos para fazerem um filme de ‘O Senhor dos Anéis’… que só chegou ao cinema em 2001 pela mão de Peter Jackson. Foi o realizador neozelandês que numa entrevista em 2002 revelou esta intenção da banda britânica. O projeto não avançou na altura porque J. R. R. Tolkien não “gostou da ideia de serem os Beatles a fazerem” o filme.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório