Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Marco de Canaveses cede quadro de Paula Rego à Casa das Histórias

A pintura 'September Afternoon', de Paula Rego, foi cedida por um ano pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses para exposição na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, anunciou hoje a autarquia.

Marco de Canaveses cede quadro de Paula Rego à Casa das Histórias
Notícias ao Minuto

20:04 - 30/01/19 por Lusa

Cultura September Afternoon

De acordo com a mesma fonte, foi a Fundação D. Luís I, com sede em Cascais, gestora do museu, que solicitou à Câmara Municipal de Marco de Canaveses o empréstimo daquela peça do acervo do Museu Municipal Carmen Miranda.

O reconhecimento da autenticidade da obra foi feito recentemente pela autora, por intermédio da galeria Marlborough Fine Art, de Londres, com quem Paula Rego colabora, a pedido da câmara municipal.

O pedido de empréstimo da Fundação D. Luís I, objeto de protocolo, obteve aprovação em reunião de câmara, tendo a presidente da autarquia, Cristina Vieira, sublinhado que a "inclusão desta peça em exposição, além de prestigiante, permite a divulgação do acervo municipal de Marco de Canaveses".

A obra de arte encontra-se na posse do município desde 1974, e integra o acervo do Museu Municipal do Marco de Canaveses desde a sua instituição, no antigo edifício da escola Conde de Ferreira, e transitou depois para o acervo do Museu Municipal Carmen Miranda, inaugurado em 13 de outubro de 1985.

'September Afternoon' poderá fazer parte de uma série de obras produzidas por Paula Rego na década de 1960, e cujo paradeiro de um grande número de quadros é desconhecido.

Nesta fase do seu trabalho, Paula Rego introduziu temas combinados com técnicas singulares, nomeadamente a colagem, que foram considerados inovadores no panorama artístico português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório