Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Ator mexicano de 'Roma' poderá falhar Óscares. Visto recusado três vezes

Jorge Antonio Guerrero fará de novo o pedido para poder entrar nos Estados Unidos, por forma a participar na 91.ª cerimónia dos Óscares.

Ator mexicano de 'Roma' poderá falhar Óscares. Visto recusado três vezes
Notícias ao Minuto

21:56 - 24/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Estados Unidos

O ator Jorge Antonio Guerrero faz parte do elenco do filme ‘Roma’, um dos dois filmes com mais nomeações para a cerimónia de atribuição dos Óscares deste ano, mas poderá não comparecer à cerimónia por causa da sua nacionalidade.

O mexicano, que recebeu muitos elogios e alguns prémios pela sua performance na longa-metragem do compatriota Alfonso Cuáron, viu ser-lhe rejeitada a atribuição de um visto de entrada nos Estados Unidos pela terceira vez.

O próprio denuncia esta situação em entrevista à revista Quién, referindo que pediu atribuição de visto pela primeira vez antes de o filme estrear, no início de 2018, depois quando foi convidado para cerimónias da Netflix e quando foi convidado para os Globos de Ouro. Foi-lhe sempre recusado.

O jornal detalha que o ator enviou, juntamente com os formulários, uma carta oficial dos produtores do filme, pedindo a sua presença nos eventos, mas não surtiu efeito.

Notícias ao MinutoAtor interpreta Fermín no filme de Alfonso Cuáron© Instagram

Ainda assim, Guerrero vai voltar a pedir visto, no próximo mês, para poder participar na cerimónia dos Óscares, onde ‘Roma’ terá especial protagonismo, dado que está nomeado em dez categorias.

Esta já não é a primeira vez que um artista de um filme nomeado para o evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vê a sua entrada no país impedida, por causa das suas origens. Em 2017, Khaled Khateeb, jovem cineasta sírio que trabalhou no filme ‘Os capacetes brancos’, foi impedido de entrar no país porque as autoridades norte-americanas reportaram a descoberta de “informação depreciativa” sobre si.

‘Os Capacetes Brancos’ (‘The White Helmets’), de 40 minutos, estava nomeado para o Óscar de Melhor Curta-metragem Documental, prémio que acabou por vencer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório