Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas culturais que pode aproveitar este fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:14 - 25/01/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Mais um fim de semana que chega, o último de janeiro, com muito que há para aproveitar.

Pela Grande Lisboa e pelo Grande Porto, há música, workshops, exposições e tanto mais por descobrir.

Antes de irmos às sugestões para estes dias 25, 26 e 27 de janeiro, aproveitamos para relembrar que os domingos são dias de portas abertas em muitos museus e monumentos pelo país fora.

O melhor mesmo é simplesmente agasalhar-se e não ficar em casa, mesmo que a chuva ameace dar o 'ar de sua graça', que há muito para aproveitar.

Grande Lisboa

Eça e Os Maias

Eça de Queirós, nome maior na literatura portuguesa, é o centro de uma exposição em Lisboa, a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Fundação que partilha o nome com o escritor. Fotografia, pintura, escultura, música e filmes, caricaturas, cartas, crónicas, peças do espólio pessoal de Eça de Queirós mostradas pela primeira vez em Lisboa. Imperdível. A exposição está patente até 16 de fevereiro. Saiba mais aqui

Ah Magano! Há Magano em Cascais

Os Magano pegaram no cante alentejano e deram-lhe novo vigor, respeitando a tradição. O resultado é um dos mais curiosos novos projetos musicais da atualidade, com quem já tivemos oportunidade de falar, e que terá oportunidade de ver ao vivo, esta sexta-feira, às 22h, na Fnac do Cascais Shopping.

Há cinema japonês no Museu do Oriente

Em janeiro, todos os domingos no Museu do Oriente foram sinónimos de cinema contemporâneo japonês. O ciclo, gratuito, está a chegar ao fim mas há ainda uma obra que não entrou no circuito comercial português e que pode descobrir. aqui. Trata-s de 'The Vancouver Asahi' filme de 2014, de Ishii Yuya, um drama de época baseado na história verídica de uma equipa de basebol Japonesa-Canadiana no Canada à beira da primeira grande guerra. 

Sob a chama da candeia de Francisco de Holanda

'Sob a chama da candeia' é uma exposição que acompanha, através de dezenas de livros, o percurso de Francisco de Holanda, figura do século XVI que marcou o Renascimento entre nós e cujo legado perdura até aos nossos dias. A exposição está patente na Biblioteca Nacional, em Lisboa, até dia 16 de fevereiro.

O Rossio é de Ana Jotta

Do Porto, mais concretamente de Serralves, chega 'Joana', projeto da autoria da portuguesa Ana Jotta. O conjunto de peças encontrou nova casa para os próximos tempos. As obras estão penduradas no teto do primeiro piso da Estação do Rossio, à espera da sua visita. Patente até 20 de junho de 2019.

Grande Porto

'Pour ma Sophie'

Sophia de Mello Breyner Andresen, nome maior da poesia lusa do século XX, vai contar com uma exposição para assinalar o centenário do seu nascimento. A escritora portuense a quem o Jardim Botânico do Porto serviu de inspiração em vários momentos.  Há cerca de 300 livros da sua biblioteca pessoal, dedicatórias, correspondência, manuscritos e outros documentos para descobrir numa exposição que conta como curador com Martim Sousa Tavares, neto de Sophia. Tudo para ver no Jardim Botânico do Porto. Saiba mais aqui.

Encontro com Richard Zimler

'Os Dez Espelhos de Benjamin Zarco' é o mote para um encontro com o escritor norte-americano mais português do mundo, Richard Zimler. Encontro marcado para esta sexta-feira, 25 de janeiro, pelas 18h, na Fnac de Santa Catarina.

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, com ateliers criados a pensar na pequenada.Este domingo, dia 27 de janeiro, há Atelier de Matemática. É necessária a inscrição. Saiba mais clicando aqui.

Dias de Energia

Aos sábados, o Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo conta com aulas de tai chi, Pilates e yoga abertas a todas as idades e níveis de experiência. A iniciativa chama-se Dias de Energia. É aconselhável levar roupa e calçado confortável, bem como o uso de um colchão desportivo pessoal. A entrada, essa, é livre. Mexa-se!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório