Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mãe de menino assassinado "revoltada" com nomeação aos Óscares

‘Detainment’, uma curta-metragem realizada por Vincent Lambe, retrata o rapto e homicídio de James Bulger, um menino de dois anos de idade.

Mãe de menino assassinado "revoltada" com nomeação aos Óscares
Notícias ao Minuto

23:40 - 22/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura James Bulger

A mãe de James Bulger, o menino de dois anos que foi raptado e morto por outras duas crianças em 1993, diz-se “revoltada” por ‘Detainment’, o filme que retrata o crime, ter sido nomeado para um Óscar.

A curta-metragem realizada pelo irlandês Vincent Lambe recria o momento em que o menino foi raptado, de um centro comercial em Bootle, no condado inglês de Merseyside, e as entrevistas feitas pelas autoridades a Robert Thompson e Jon Venables, as crianças de 10 anos que cometeram o crime. Está nomeada na categoria de Melhor Curta-metragem.

Numa publicação feita através do Twitter, a mãe de James Bulger, Denise Fergus, diz-se “revoltada” e “triste” por o filme não só ter sido feito como nomeado a um Óscar.

“Uma coisa é fazerem um filme como este sem contactarem ou pedirem permissão à família do James, outra é fazerem uma criança recriar as últimas horas de vida do James antes de ser brutalmente assassinado e fazer a minha família reviver tudo de novo”, escreveu.

“Depois de tudo o que eu disse sobre este suposto filme e depois de ter pedido que fosse retirado, ainda é nomeado para um Óscar, mesmo com uma petição assinada por 90 mil pessoas, que agora foi ignorada, assim como os meus sentimentos pela Academia”, acrescentou.

Denise Fergus posicionou-se contra o filme desde que soube da sua existência, não tendo sido atempadamente informada pelo realizador. Lambe chegou mesmo a pedir desculpa por não ter feito a comunicação devida e “por qualquer transtorno que tenha causado”.

Jon Venables e Robert Thompson, recorde-se, raptaram James Bulger do centro comercial onde passeava com a mãe, a 12 de fevereiro de 1993. O corpo do menino foi encontrado pelas autoridades dois dias depois numa linha de comboio. Foi torturado e espancado até à morte pelos dois rapazes, que usaram tijolos e um barra de metal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório