Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cinema de regresso a Viana nove meses depois do encerramento

A projecção de cinema comercial regressa a Viana do Castelo a 24 de Outubro com a reabertura das quatros salas do centro comercial Estação Viana, após nove meses de encerramento, anunciou hoje fonte da Sonae Sierra.

Cinema de regresso a Viana nove meses depois do encerramento
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/10/13 por Lusa

Cultura Centro Comercial

A reabertura destas quatro salas vai acontecer através da marca Cineplace, que estará presente em mais nove centros comerciais da Sonae Sierra, representando também a entrada em Portugal dos brasileiros do Grupo Orient, um novo operador de cinema.

O acordo entre a Sonae Sierra e aquele grupo, anunciado em agosto, envolve a exploração das salas de cinema de dez centros comerciais em todo o país, incluindo as quatro salas do maior centro comercial da cidade de Viana do castelo.

"A abertura dos complexos nos dez centros comerciais está a ser feita de forma faseada para que os diferentes processos estejam concluídos, sendo objetivo das duas empresas ter todas as salas a operar até ao final de 2013", esclareceu fonte da Sonae Sierra.

Na origem desta mudança esteve a decisão da exibidora Socorama Cinemas que, no final de janeiro, encerrou as 49 salas de cinema que explorava em centros comerciais do grupo Sonae Sierra em todo o país.

A administração alegou 12 milhões de euros de dívidas a fornecedores e avançou com um pedido de insolvência, para tentar recuperar financeiramente a empresa.

No caso de Viana do Castelo, desde essa data que não existe projeção comercial atualizada em todo o distrito, apenas as habituais sessões cineclubistas, quinzenais, num outro cinema da mesma cidade.

A reabertura destas quatro salas de cinema implicará a contratação de 12 trabalhadores, com o Grupo Orient a prever "o mesmo número de sessões" anteriores.

Além do Estação Viana, aquele grupo brasileiro, que há cerca de seis anos opera também em Angola, vai também reabrir as salas de cinema do Centro Comercial Continente de Portimão.

As salas de cinemas do AlgarveShopping, LeiriaShopping e LoureShopping reabriram a 22 de agosto, as do Parque Atlântico a 5 de setembro e as do MadeiraShopping no dia 12 de setembro.

Segundo a mesma fonte, a 26 de setembro reabriram as salas do RioSul Shopping e 8.ª Avenida e a 03 de outubro as do SerraShopping.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório