Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

'Lindos dias' de Samuel Beckett chega ao Teatro Meridional

Winnie e Willie são os protagonistas da peça "Lindos dias", de Samuel Beckett, interpretados por Cucha Carvalheiro e Luís Madureira, que vão estar em cena no Teatro Meridional, em Lisboa, de 24 de janeiro a 03 de fevereiro.

'Lindos dias' de Samuel Beckett chega ao Teatro Meridional
Notícias ao Minuto

16:30 - 17/01/19 por Lusa

Cultura Lisboa

Encenada por Sandra Faleiro, a peça estreou-se em abril de 2018, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, e vai estar agora em acolhimento no Meridional.

Depois de Lisboa, "Lindos dias" vai estar em cena nos teatros do Bolhão, no Porto, nos dias 08 e 09 de fevereiro, e no Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 15 e 16 de fevereiro.

A partir da tradução de João Paulo Esteves da Silva, os dois atores revisitam este clássico da dramaturgia do autor irlandês que acaba por ser uma crítica ao pouco valor que as pessoas dão à vida e ao tempo.

O ´clown` e a dimensão trágico-cómica deste texto assinalam também o regresso de Sandra Faleiro à sala onde se estreou na encenação, há 23 anos, também com um texto do dramaturgo irlandês, "Come and go".

Esta obra de Beckett, "Dias felizes" na maioria das traduções, é um texto sobre um casal que Beckett eternizou nos anos 1960.

Um casal em que a mulher aparece fundida na terra onde se enterra até ao pescoço enquanto, na maior parte das vezes, dorme.

Um dom de "dormir" que Winnie chega a invejar enquanto insiste em acordar o marido para que conversem restando-lhe apenas manter o monólogo possível face à indolência de Willie.

"Lindos dias" é uma peça onde se questiona a vida e como se ocupa o tempo antes de morrer.

A música é de Sérgio Delgado, o cenário e figurinos de Maria João Castelo e a luz de Cristina Piedade.

Com o apoio do Centro Cultural de Belém, "Lindos dias" é uma produção da Causas Comuns e do S. Luiz Teatro Municipal.

Depois da estreia no S. Luiz, já esteve em cena em Bragança e Torres Novas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório