Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

BD de Deadpool censurada na Rússia por promover o nazismo

Em causa estão as referências de uma das personagens sobre o Holocausto e Adolf Hitler num dos capítulos. Autor escreveu uma nota a alertar os leitores que esses comentários não deviam ser interpretados de uma forma positiva, mas isso não convenceu as autoridades russas.

BD de Deadpool censurada na Rússia por promover o nazismo
Notícias ao Minuto

21:12 - 16/01/19 por Fábio Nunes

Cultura Comics

Conhecido por ir longe demais, a personagem da Marvel Deadpool fez uma transição bem sucedida dos comics para o cinema. No entanto, a sua popularidade esbarrou recentemente nos censores russos. Um capítulo do comic ‘Deadpool Max’, que vai ser lançado a 18 de janeiro na Rússia, foi censurado por promover o nazismo, adianta a Newsweek.

No capítulo em questão, o mercenário enfrenta o vilão Baron Zemo, um supremacista branco que habitualmente faz comentários anti-semitas e racistas. A personagem costuma elogiar o Holocausto, Adolf Hitler e o Ku Klux Klan.

O autor do livro, David Lapham, incluiu uma nota no final do capítulo com um aviso para os comentários de Baron Zemo, referindo que não devem ser interpretados de uma forma positiva. “Eu sei que vocês são leitores esclarecidos que percebem sarcasmo e sátira”, escreveu.

Mas este aviso não foi suficiente para que o capítulo fosse aprovado pelos censores do governo russo que deram duas opções à editora na Rússia do comic, a Komilfo: não publicar o livro ou retirar o capítulo.

“Nos termos legais russos até a sátira pode ser tratada como propaganda. No nosso país há certos limites legais que não podem ser ultrapassados”, explicou Mikhail Bogdanov, diretor da Komilfo, em declarações ao Radio Free Europe. A editora decidiu não publicar o capítulo.

Já o editor-chefe da Komilfo, Roman Dmitrovsky, disse ao The Moscow Times que os censores interpretaram a “imagem do vilão como uma caricatura e o trabalho como uma sátira, mas afirmaram que o Holocausto, o nazismo e o racismo não podem temas de sátira e humor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório