Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O que é uma Kora? Há um festival para descobrir na Fábrica Braço de Prata

A 26 de Janeiro há workshops a partir das 18h e concertos a partir das 22h.

O que é uma Kora? Há um festival para descobrir na Fábrica Braço de Prata
Notícias ao Minuto

09:30 - 15/01/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Música

A Fábrica Braço de Prata vai receber o primeiro festival de Kora em Portugal. A harpa de 21 cordas ganhou popularidade pelo costume de ser dedilhada por instrumentistas homens durante a descrição de grandes batalhas ou acontecimentos na região do Rio Gâmbia, da Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali e Senegal e vai ser celebrada com concertos nas várias salas do local.

“A Kora é o mais importante instrumento de África Ocidental, é usado para comunicação e a gente de Portugal está a entender agora a conexão promovida por este som, que é física, mas também espiritual”, explicou o korista Mbye Ebrima, que faz parte do cartaz do festival.

Outros nomes que vão passar pelo Kora Fest são ainda Braima Galissá, Djumbai Jazz, Kula & Yagum Project, Selekta Tupinambo e Kora Orchestra.

O encontro com o folclore, a cultura e a oralidade de África Ocidental está marcado para 26 de janeiro. Além dos concertos, estão ainda previstos workshops e storytelling para os mais pequenos, a partir das 18h, sendo que os concertos têm inicio a partir das 22h.

Os preços variam entre 5 euros (três workshops), 7,50 euros (seis concertos) e 10 euros (bilhete completo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório