Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Biografia de Orwell e volumes de Maria Judite de Carvalho pela Edições 70

Uma biografia do escritor George Orwell, uma obra de Tommaso Piazza e novas edições da obra completa de Maria Judite de Carvalho, são algumas das novidades das Edições 70, do Grupo Almedina, para este semestre.

Biografia de Orwell e volumes de Maria Judite de Carvalho pela Edições 70
Notícias ao Minuto

12:20 - 14/01/19 por Lusa

Cultura Novidades

O Grupo Almedina inclui ainda a chancela Minotauro, que prosseguirá a edição das obras completas de Maria Judite de Carvalho (1921-1998), entre outros livros, e a Actual, que prevê publicar "O Futuro do Capitalismo", de Bernard Maris, um economista e escritor francês, que foi uma das vítimas do atentado terrorista, em janeiro de 2015, contra o jornal francês Charlie Hebdo, onde publicava os seus textos sob o pseudónimo de Oncle Bernard.

O primeiro título do ano deste grupo editorial, pelas Edições 70, já este mês, é a biografia do autor de "1984", intitulada "George Orwell - Biografia intelectual de um guerrilheiro indesejado", de Jacinta Rosa Matos, professora na Universidade de Coimbra.

"Este livro acompanha o percurso biográfico do escritor e as várias fases da sua carreira de jornalista, ensaísta e romancista, traçando a sua evolução enquanto autor político e intelectual público, e dá a conhecer a figura de Orwell (1903-1950), nas suas múltiplas facetas", escrevem as Edições 70.

Em fevereiro esta chancela publica "O cinema ao vivo e as suas técnicas", do realizador Francis Ford Coppola e o ensaio de Tommaso Piazza, da Universidade de Pavia, em Itália.

A obra de Tommaso Piazza, "O que é o conhecimento?", "descreve as principais respostas discutidas na epistemologia contemporânea e aborda a questão de o conhecimento ser uma condição à qual [se pode] legitimamente aspirar", segundo a editora.

Ainda em fevereiro é publicado "Discurso sobre as ciências e as artes", de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).

Em março está prevista a publicação de dois títulos: "Elogio da Palavra", de Lamberto Maffei, e "Uma leitura da filosofia contemporânea", de Sofia Miguens.

Até junho, as Edições 70 projetam publicar oito títulos, entre eles, na área da historiografia, o primeiro volume de "A Ascensão do Terceiro Reich", de Richard Evans, "História do Mundo em Doze Mapas", de Jerry Brotton, e "Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa", de Vitorino Magalhães Godinho, historiador morto em 2011 aos 92 anos.

Em maio, é editado o segundo volume das obras escolhidas de José Medeiros Ferreira (1942-2014), "Textos de Imprensa", numa organização de Mário Mesquita.

Também em maio, será publicado "A Arte como Ofício", de Bruno Munari, que defende "que é preciso destruir a ideia do artista-divo que só concebe produzir para pessoas muito inteligentes, e que o artista precisa de descer do seu pedestal e fazer a sua arte ir ao encontro da vida".

"Sem fins lucrativos. Porque é que as democracias precisam das humanidades", de Martha Nussbaum, e uma obra de Gilles Lipovetsky, "Plaire et Toucher" (título ainda "não fechado"), são outras novidades das Edições 70.

Pela Minotauro, em março sai o quarto volume das obras completas de Maria Judite Carvalho, com os títulos "A Janela Fingida", "O Homem no Arame" e "Além do Quadro", e em junho o quinto, que inclui "Este Tempo", "Seta Despedida", "A Flor que Havia na Água Parada" e "Havemos de Rir!".

Por esta chancela é publicado em fevereiro "Rosa Branca, Floresta Negra", de Eoin Dempsey, cuja narrativa decorre durante a II Guerra Mundial, e também neste contexto se desenvolve o romance "We were the lucky ones", de Georgia Hunter, a partir de factos verídicos.

Por esta chancela estão ainda previstos títulos na área infanto-juvenil, como "O Avô Jacinto e os Macaquinhos do Sótão", de Sofia Tavares Rodrigues Alves de Fraga, "Pollyana II", de Eleanor H. Porter, "O Elefante com o Coração na Lua", de Marlene Ferraz, autora que em 2012 venceu o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, e "Cinco Crianças e um Segredo", de Edith Nesbit.

Além de "O Futuro do Capitalismo", de Bernard Maris, a chancela Actual prevê editar outros sete títulos, entre eles, "A Transformação da Democracia", do economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório