Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Cripta Arqueológica em Alcácer do Sal soma 83 mil visitantes em 10 anos

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal (Setúbal) recebeu, nos últimos 10 anos, desde que abriu, cerca de 83 mil turistas e 'bateu', em 2018, o recorde anual de visitas, revelou hoje a câmara.

Cripta Arqueológica em Alcácer do Sal soma 83 mil visitantes em 10 anos
Notícias ao Minuto

11:10 - 14/01/19 por Lusa

Cultura Setúbal

Segundo o município, a Cripta Arqueológica fechou 2018 com um total de 8.829 visitantes, valor que ultrapassa os valores anuais "dos dez anos anteriores" e que constitui, assim, um "recorde".

O período entre abril e setembro foi aquele em que foi registado o maior número de visitas, de acordo com o relatório divulgado pelo Gabinete de Arqueologia da autarquia.

Desde que foi aberta, há 10 anos, a Cripta Arqueológica do Castelo da cidade alentejana "já foi visitada por cerca de 83 mil turistas nacionais e estrangeiros", congratulou-se o município.

"A grande promoção efetuada pela câmara tem provocado um aumento da procura [turística] da cidade, como revelam este e outros relatórios" acerca "dos muitos pontos de interesse do concelho", indicou a autarquia.

Escavada no subsolo do Castelo e do antigo Convento de Aracoelli, atualmente transformado em pousada, a cripta é hoje um dos marcos patrimoniais mais visitados do concelho.

O monumento, de acordo com o município, "proporciona uma leitura diferenciada de 27 séculos de história que se entrecruzam no mesmo espaço subterrâneo".

"Nos corredores em forma de claustro subterrâneo encontra-se um conjunto de vitrinas que convida a admirar as peças mais relevantes" dos vários períodos históricos de Alcácer do Sal.

No interior, acrescentou, existe ainda "um conjunto de estruturas, muros, pavimentos e silos que espelham a ocupação" do espaço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório