Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Orquestra Clássica da Madeira dá concerto com músicos da região

O palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, acolhe, sábado, um concerto protagonizado por três madeirenses, numa atuação do maestro convidado Francisco Loreto, da soprano Cláudia Sardinha e do tenor Alberto Sousa.

Orquestra Clássica da Madeira dá concerto com músicos da região
Notícias ao Minuto

17:21 - 10/01/19 por Lusa

Cultura Música

"Passadas algumas décadas da aposta no ensino artístico musical e aposta objetiva na existência de uma orquestra na nossa região, é com destacada satisfação que neste momento a Orquestra Clássica da Madeira pode contar com profissionais de excelência em várias áreas performativas", diz o diretor artístico da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA), numa informação hoje divulgada.

No mesmo documento, o diretor, Norberto Gomes, considera que este concerto é "fruto da importação de conhecimento e gestão desse mesmo conhecimento que tem gerado profissionais que, naturalmente com um forte investimento pessoal se têm formado, colocando o seu 'métier' ao dispor da música".

O responsável menciona que o maestro convidado "é também 1.º clarinete da Orquestra" e que os solistas são "músicos de referência que tiveram a sua formação inicial na Madeira".

Sobre o programa, Norberto Gomes menciona que o espetáculo tem como máxima "Maturidade! Período dourado! Madeira 600 anos. Seis séculos de Música!", na altura em que se assinala o descobrimento destas ilhas atlânticas.

O programa é composto por obras de Leornard Bernstein, Andrew Lloyd Webber, Rolf Løvland e Brendan Graham, Francesco Sartori, Gioachino Rossini, Ennio Morricone, Giuseppe Verdi, José Pablo Moncayo e Pedro Elias Gutiérrez.

O maestro convidado, Francisco Loreto, é natural do concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira, sendo desde 1998 professor de Análise e Técnicas de Composição, e Acústica no Conservatório - Escola das Artes da Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório