Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Relógio d'Água publica 'A Chama' de Leonard Cohen e 'O doente inglês'

Os últimos poemas escritos por Leonard Cohen, o romance considerado o melhor Prémio Man Booker de sempre e um livro de crónicas e ensaios de Djaimilia Pereira de Almeida são algumas das novidades da Relógio d'Água para 2019.

Relógio d'Água publica 'A Chama' de Leonard Cohen e 'O doente inglês'
Notícias ao Minuto

14:30 - 10/01/19 por Lusa

Cultura Literatura

Dois anos após a morte do músico canadiano Leonard Cohen, a Relógio d'Água publica neste mês 'A Chama', livro que reúne os seus últimos poemas, letras de canções, desenhos e versos dispersos em cadernos de apontamentos e guardanapos de bares, revela o editor Francisco Vale, acrescentando que esta obra foi preparada para publicação pelo próprio Leonard Cohen e está traduzida pela poeta Inês Dias.

O mês de janeiro reserva ainda a publicação de 'Léxico Familiar', de Natalia Ginzburg, um clássico da literatura italiana contemporânea, cuja narrativa acompanha a vida dos Levi, que viveram em Turim no período da ascensão do fascismo, da Segunda Guerra Mundial e do que se lhe seguiu.

O livro 'No Verão', de Karl Ove Knausgård, que encerra o quarteto de ensaios com títulos das estações do ano do escritor norueguês, sairá também no mês de janeiro.

Ainda em janeiro, a Relógio d'Água planeia publicar 'Tchékhov na Vida', a biografia do escritor russo, escrita por Ígor Sukhikh, através das suas cartas, diários, livros e conferências, assim como 'Na América', disse Jonahan', de Gonçalo M. Tavares, no qual o autor viaja pelos EUA na companhia de Kafka, e a nova edição de 'O Susto', de Agustina Bessa-Luís, com prefácio de António M. Feijó.

Em fevereiro, chega 'O doente inglês', de Michael Ondaatje, romance de 1992, lançado em Portugal pela D. Quixote em 1996, e que em 2018 foi premiado com um 'Booker Dourado', uma distinção especial que a organização do Prémio Literário Man Booker decidiu atribuir ao livro que fosse escolhido como o melhor das 51 edições já realizadas.

A publicação deste romance pela Relógio d'Água segue-se à de 'A luz da guerra', editado em dezembro do ano passado, o mais recente romance do escritor canadiano e que esteve na lista dos nomeados para o Prémio Man Booker 2018.

Fevereiro é também mês de publicar 'História da Sexualidade IV, As Confissões da Carne', de Michel Foucault, volume que completa os três livros da História da Sexualidade.

Outra novidade é a publicação de 'Tess dos D'Urbervilles', um dos principais romances de Thomas Hardy, há muito esgotado em Portugal, que pôs em causa as convenções sociais do seu tempo e chocou os leitores da sua época, quando foi publicado em 1891.

'As Novas Rotas da Seda', de Peter Frankopan, 'Todos Nós Temos Medo do Vermelho, Amarelo e Azul', um livro de contos de Alexandre Andrade sobre a intensa perturbação que é possível sentir perante certas cores nalguns locais, e 'O Abismo de Fogo: A Destruição de Lisboa', do historiador norte-americano Mark Molesky, sobre o terramoto de Lisboa de 1755 são outras das novidades para este mês.

Em março chega mais um livro de Agustina Bessa-Luís - de quem a Relógio d'Água tem estado a publicar a obra -, intitulado 'As Pessoas Felizes', com prefácio de António Barreto, que assina também um livro intitulado 'Fotomaton --- Retratos de Salazar, Cunhal e Soares', reunião das biografias desses três políticos, a ser editado no mesmo mês.

'Pintado com o Pé', de Djaimilia Pereira de Almeida, autora de 'Luanda, Lisboa, Paraíso' (publicado na Companhia das Letras) é um livro de crónicas e breves ensaios, completado com dois ensaios, 'Amadores' e 'Inseparabilidade', que vai chegar às livrarias pela mão da Relógio d'Água.

'Bom Entretenimento', do filósofo germano-coreano Byung-Chul Han, 'A Mulher de Trinta Anos' - um dos episódios de A Comédia Humana - do romancista francês do século XIX Honoré de Balzac, 'Vento, Areia e Amoras Bravas', de Agustina Bessa-Luís, e 'Sabes Que Queres Isto', de Kristen Roupenian, livro de contos que inclui 'Cat Person', o conto mais lido, tanto 'online' como em papel, da The New Yorker, são os restantes livros anunciados por Francisco Vale.

Na coleção de viagens, será editado 'Açores - O Canto das Ilhas', de Carlos Pessoa.

No mês de abril, a editora vai publicar 'Movimento das Ideias', de José Gil, e 'Normal People', de Sally Rooney, romance apontado pelo The Guardian como um futuro clássico, que foi finalista do Prémio Man Booker e venceu o Prémio Costa 2018 na categoria de romance.

Outra das apostas da editora é o mais recente romance da canadiana Rachel Cusk, 'Kudos', que encerra a trilogia iniciada com 'A contraluz' e continuada com 'Trânsito', ambos editados pela Quetzal.

'Correspondências + Minhas Queridas', de Clarice Lispector, a antologia 'Provocações', de Camille Paglia, conhecida pelo seu feminismo viril e heterodoxo, e 'O Estendal e Outros Contos', de Jaime Rocha, são as outras novidades.

Para o mês de maio, está reservado o livro 'Álvaro Siza: Conversas com Estudantes de Arquitetura', organizado por Manuel Graça Dias, 'A Balada do Medo', de Norberto Morais, 'Pensamentos', de Blaise Pascal, com prefácio de T. S. Eliot, e 'Pensar sem Corrimão', uma antologia de ensaios de Hannah Arendt.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório