Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Porto Editora edita vencedor de prémio Booker em 2018

A Porto Editora anunciou hoje a publicação, neste semestre, de 'Milkman', de Anna Burns, que venceu o ano passado o prémio Booker, e de "Sabrina", de Nick Drnaso, a primeira novela gráfica nomeada para este galardão.

Porto Editora edita vencedor de prémio Booker em 2018
Notícias ao Minuto

19:42 - 09/01/19 por Lusa

Cultura Livros

O romance "Milkman" é publicado em maio e trata-se de uma narrativa desenvolvida numa cidade sem nome, protagonizada por uma jovem de 19 anos, que é referida pela autora apenas como "a irmã do meio" que, todavia, guarda um segredo "talvez do seu namorado".

Uma história dos encontros entre uma adolescente e um homem casado que tem a reputação de seduzir jovens, e que é membro de uma organização paramilitar.

Este é o terceiro romance da autora britânica, nascida há 55 anos em Belfast, na Irlanda do Norte, e que recebeu críticas entusiásticas por parte da maioria das publicações literárias no Reino Unido.

"Sabrina", do norte-americano Nick Drnaso, a primeira novela gráfica finalista do Booker, no ano passado, é publicada pela Porto Editora em abril, que a apresenta como "uma fábula dos tempos modernos, marcada por uma ansiedade no limite da paranoia e onde um rastilho alimentado de 'fake-news' ameaça fazer explodir a qualquer momento".

O autor norte-americano estreou-se em 2016 com "Beverly", que recebeu o Prémio para a Melhor Novela Gráfica pelo jornal LA Times.

Em maio, a Porto Editora publica "Os Amantes de Buenos Aires", de Alberto S. Santos, que narra a história de duas mulheres espanholas, Elisa e Marcela, que em 1901, se casaram pela Igreja Católica, na Galiza, tendo Elisa se batizado com o nome de Mário. Perseguidas posteriormente, exilaram-se no Porto e depois em Buenos Aires, onde se lhes perdeu o rasto, como disse hoje o editor Manuel Alberto Valente.

Entre as novidades apresentadas hoje pelo grupo, que inclui as chancelas Porto Editora, Assírio & Alvim, Sextante, Livros do Brasil, Ideias de Ler e Albatroz, há uma nova edição de "A Guerra dos Mundos", do inglês Herbert George Wells, originalmente publicado em 1896, e que Orson Welles adaptou para versão radiofónica, e foi adaptado também ao cinema em diferentes versões.

"A Guerra dos Mundos", numa versão não censurada e com as gravuras originais, como salientou hoje o editor João Rodrigues, é colocado à venda com a chancela da Sextante em fevereiro, e em abril, também por esta chancela, é publicada a versão original de "Coração", escrito por Edmondo de Amicis em 1886, nos alvores patrióticos da unificação italiana.

Esta chancela tem ainda previsto editar "O Arquipélago Cão", de Filipe Claudel, em março, "Banquete no Paraíso", de Donald Ray Pollock, em maio, e "Longe de Casa", de Peter Carey, em junho.

Outra chancela do grupo, a Livros do Brasil, publicará em maio "O Exílio e o Reino", de Albert Camus.

Outras edições previstas nesta chancela são "As Neves do Kilimanjaro e Outras Histórias", de Ernest Hemingway, a sair em março, e dois novos títulos na coleção "Vampiro": "Crime na Alta-Roda", de Margery Allingham, e "O Mistério do Quarto Amarelo", de Gaston Leroux, respetivamente este mês e em março.

Na área da ficção infanto-juvenil vai ser editado em maio "História de uma Baleia Branca", de Luis Sepúlveda, pela Porto Editora, e em fevereiro inicia-se a coleção "Hilda" com a publicação de três títulos, "As pessoas escondidas", "O gigante da meia-noite" e "O desfile do pássaro".

Ainda nesta área, Maria Teresa Maia González, coautora de "O Clube das Chaves", assina "Lê lá, Lara! -- Destrava-Línguas com a Natureza", em maio próximo, e inicia, também em maio, a coleção "Grandes Amigos" com o título "Eu, Pedro Palito".

No primeiro semestre, este grupo editorial, a celebrar 75 anos, conta publicar "mais de 80 títulos", entre inéditos de autores portugueses e clássicos, como "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, de autores estrangeiros, caso do inédito de Yukio Mishima, "Vida à Venda", e novas edições de títulos clássicos ou há muito esgotados no mercado, como "Agradece o Beijo", de Ana Zanatti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório