Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tânia Oleiro estreia-se na Áustria e Alemanha em tour com Carlos Leitão

A fadista Tânia Oleiro estreia-se este mês na Áustria e na Alemanha, a convite de Carlos Leitão, com quem protagoniza uma digressão por 12 palcos, a iniciar no próximo dia 28, no Metropol, em Viena.

Tânia Oleiro estreia-se na Áustria e Alemanha em tour com Carlos Leitão
Notícias ao Minuto

17:55 - 09/01/19 por Lusa

Cultura Fado

Carlos Leitão vai apresentar temas do seu mais recente álbum, "Sala de Estar", e antecipa dois temas do próximo álbum a sair "em meados deste ano", segundo comunicado da sua produtora.

O fadista tem atuado com regularidade nos palcos austríacos, tendo em anos anteriores convidado nomes como Luísa Rocha ou Sandra Correia.

Segundo o mesmo comunicado, nesta digressão, Carlos Leitão "revisita algumas salas e noutras apresenta-se pela primeira vez", realçando que o fadista "tem um público austríaco que lhe é fiel, enche todas as salas por onde atua".

Para a fadista Tânia Oleiro, esta é a sua "primeira grande digressão", tendo afirmado à agência Lusa que está "ansiosa e maravilhada".

Apesar de ter atuado já em palcos europeus, e ter realizado em novembro último uma digressão por cinco cidades da costa leste dos Estados Unidos, a fadista afirmou: "Sinto-me a participar na liga dos crescidos, esta é a minha primeira grande digressão, nunca atuei de forma tão sistemática, vamos ver como a voz se comporta, espero que bem".

Tânia Oleiro disse que vai apresentar os temas do seu disco de estreia a solo, "Terços de fado", saído pela etiqueta discográfica do Museu do Fado, alguns que canta habitualmente, e vai partilhar a interpretação de fados com Carlos Leitão, entre os quais "Vendaval" (Joaquim Pimentel), uma criação de Tony de Matos (1924-1989).

Nesta digressão Carlos Leitão acompanha-se à viola, e na guitarra portuguesa por Henrique Leitão, e na viola baixo, por Carlos Menezes.

A digressão abre no dia 28 no Metropol, em Viena, e atravessa a fronteira, para atuar no dia seguinte no Cinema Paradiso, em Baden-Baden, e, no dia 30, de volta à Áustria, os artistas portugueses atuam em Sankt Pölten.

No dia seguinte Carlos Leitão e Tânia Oleiro cantam em Salzstadel, na cidade de Landshut, na Baviera, na Alemanha, onde abrem o mês de fevereiro, atuando no dia 01 no Zehntscheuer, em Ravensburg, em Baden-Württemberg.

No dia 02 de fevereiro Tânia Oleiro e Carlos Leitão atuam no CulturCentrum Wolkenstein, em Stainach, prosseguindo a digressão por terras austríacas até à sua conclusão.

No dia 03 os dois fadistas sobem ao palco do Spielboden, em Dornbirn, seguindo para Innsbruck, onde atuam no Treibhaus, no dia 05. No dia seguinte, atuam no Orpheum, em Graz. No dia 07, Tânia Oleiro, Carlos Leitão e os músicos tocam no Oval-die Bühne im Europark, em Salzburgo.

As duas últimas atuações estão previstas na Salzhaus, em Freistadt, e no Kulturverein Kunst im Keller, em Ried im Innkreis, respetivamente, nos dias 08 e 09 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório