Museu de Aljustrel "ganha" estela funerária de "elevado valor"

Uma estela funerária da Idade do Bronze e de "elevado valor arqueológico", que foi encontrada em 2013 e depois recuperada, vai ser apresentada na quinta-feira e ficar patente ao público no Museu Municipal de Aljustrel, no Alentejo.

Museu de Aljustrel "ganha" estela funerária de "elevado valor"

© Facebook/Município de Aljustrel

Lusa
09/01/2019 12:12 ‧ 09/01/2019 por Lusa

Cultura

Arqueologia

A estela tem "elevado valor arqueológico" devido ao reduzido número de estelas da Idade do Bronze Médio que se conhecem e à variedade de motivos decorativos que apresenta, frisa a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA).

Num comunicado enviado à agência Lusa, a DRCA conta que a estela foi encontrada no verão de 2013, por um trabalhador agrícola, na freguesia de S. João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, no distrito de Beja.

A estela foi recuperada depois de o Estado ter intentado um processo judicial contra um arqueólogo que detinha "indevidamente" a peça, a qual foi "reavida já em fase de execução de sentença face à recusa" do arqueólogo em entregá-la, explica.

A DRCA assinou recentemente um contrato de depósito da estela funerária com o Museu Municipal de Aljustrel, onde a peça vai ser apresentada na quinta-feira, a partir das 18:30, e ficar depositada e patente ao público.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas