Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Biografias de figuras portuguesas escritas por romancistas lançadas hoje

A editora Contraponto apresenta hoje uma nova coleção de biografias de 'Grandes Figuras da Cultura Portuguesa' contemporâneas, que começa com Amália Rodrigues, Manoel de Oliveira, Natália Correia, Agustina Bessa-Luís, Herberto Helder e José Cardoso Pires.

Biografias de figuras portuguesas escritas por romancistas lançadas hoje
Notícias ao Minuto

06:20 - 04/01/19 por Lusa

Cultura Projeto

Trata-se de um projeto extenso no tempo, que arranca agora com as primeiras seis biografias, a serem apresentadas numa cerimónia na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, com a presença dos autores, quase todos ficcionistas, e da ministra da Cultura, anunciou a editora.

Este projeto editorial irá permitir "conhecer em profundidade personalidades extraordinárias dos séculos XX e XXI", como Agustina Bessa-Luís, Herberto Helder, José Cardoso Pires, Natália Correia, Manoel de Oliveira e Amália Rodrigues, as seis primeiras "grandes figuras" da coleção, que se estenderá a outras personalidades, ao longo dos próximos anos.

Para escrever estas biografias, o editor da Contraponto convidou maioritariamente escritores, pois não quer que estas obras "sejam meros repositórios de factos por ordem cronológica", mas sim obras que os leitores tenham "prazer ao lê-las".

A exceção é o sociólogo João Pedro George, autor da biografia de Luiz Pacheco, que agora assina o volume dedicado ao poeta Herberto Helder (1930-2015).

A primeira biografia é dedicada a Agustina Bessa-Luís (nascida em 1922) e é de autoria de Isabel Rio Novo, enquanto Filipa Melo ficou com a responsabilidade de biografar a fadista Amália Rodrigues (1920-1999).

Bruno Vieira Amaral escreve a biografia do escritor José Cardoso Pires (1925-1998), Paulo José Miranda a do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) e Filipa Martins a da poetisa Natália Correia (1923-1993).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório