Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Espreite as borlas culturais que pode aproveitar neste início de 2019, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:35 - 04/01/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Mais um ano se foi e eis outro que já chegou. 2019 começou e trará novidades mas é bom saber que há tradições que se mantêm.

Uma delas é a que poder ver aqui, com sugestões culturais amigas da carteira para a Grande Lisboa e Grande Porto, no fim de semana que agora chega, o primeiro do novo ano.

Ainda há resquícios de Natal par aproveitar, brindes de 2018, mas também novas aventuras para 2019. O melhor mesmo é ver abaixo o que pode ver estes dias 4, 5 e 6 de janeiro. E já sabe: aos domingos, são muitos os museus e monumentos pelo país fora de portas abertas, à espera da sua visita.

Grande Lisboa

Há cinema japonês no Museu do Oriente

Em janeiro, todos os domingos são sinónimos de cinema contemporâneo japonês no Museu do Oriente. O ciclo é gratuito e vai incluir quatro obras que não estrearam no circuito comercial português. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de ouro para conhecer filmes do país do Sol Nascente. Veja aqui os filmes que poderá ver este mês gratuitamente.

'In Bocca al Lupo'

Esta expressão italiana é utilizada nas artes do espectáculo como forma de desejar boa sorte a quem sobe ao palco, o equivalente ao português “Muita M****”. No teatro, os atores pisam o palco sem rede de segurança, mas o público não vê o que se passa nos bastidores. 'In Bocca al Lupo' retrata esse mundo e os atores momentos antes de entrarem em cena. Exposição e fotografia de David Cachopo para ver na Fnac Alfragide até ao dia 9 de janeiro. 

A Cidade de Filipa Oliveira Antunes 

Na Fnac do Cascais Shopping há uma mostra de sketches realizados por Filipa Oliveira Antunes por descobrir, com o desenho a ser "uma ferramenta de expressão mas sobretudo de conhecimento e de entendimento do lugar". A exposição está patente até ao dia 23 de janeiro. Mais detalhes aqui.

Sob a chama da candeia de Francisco de Holanda

'Sob a chama da candeia' é uma exposição que acompanha, através de dezenas de livros, o percurso de Francisco de Holanda, figura do século XVI que marcou o Renascimento entre nós e cujo legado perdura até aos nossos dia. A exposição está patente na Biblioteca Nacional, em Lisboa, até dia 16 de fevereiro.

Há ciclo de órgão em Lisboa

Este Dia de Reis (6 de janeiro) celebra-se com a música de André Ferreira, organista que passou pelos conservatórios de Amesterdão, Lisboa e Haia e que atualmente é professor de órgão. Podemos ouvi-lo no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, este domingo, às 16h30.

Yoga na Quinta das Conchas

Até fevereiro, aos domingos de manhã, pelas 10h30, há Yoga ao livre para experimentar na Quinta das Conchas, um dos maiores espaços verdes da capital. É a oportunidade ideal para descobrir esta prática antiga, ao ar livre e em boa companhia. Saiba mais aqui.

Grande Porto

(Ainda) há Natal no Porto

O programa de Natal deste ano da Invicta tem contemplado inúmeras atrações, desde a Praça da Fantasia às duas pistas de gelo, passando pela música de diferentes tendências e géneros, mercados, animação de rua com muito humor, contos infantis e muito mais para aproveitar até 6 de janeiro. Saliente-se que a Árvore de Natal da cidade está localizada na Praça do General Humberto Delgado. Espreite mais pormenores aqui.

Concerto de Reis

A Banda Sinfónica Portuguesa celebra o Dia de Reis um dia antes, já este sábado. Há obras inspiradas em ambientes populares, dos ritmos cubanos ao choro brasileiro, passando pelas danças que animavam os salões norte-americanos na transição para o século XX. Também a música portuguesa não podia faltar neste programa especial, destacando-se uma obra de Fernando Lapa. Tudo para ouvir a partir das 19h no Norte Shopping.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Sexta-feira de The Fridays

Um ano vai-se, outro chega, e a Fábrica da Nortada não pára. Esta sexta-feira, e muito apropriadamente, há The Fridays para ouvir neste espaço na Rua Sá da Bandeira. Encontro marcado para as 22h45. 

30 anos de Rock in Rio

Muito antes de chegar a Portugal, o Rock in Rio era já um evento ímpar do lado de lá do Oceano Atlântico. Ao longo de três décadas, muitas estrelas passaram pelo palco e muitos momentos ficaram registados em fotografias. São precisamente essas fotografias, captadas pelos mais diversos fotógrafos, que se pode descobrir até dia 10 de janeiro na Fnac do Norte Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório