Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dia de Reis com Cantos de Janeiras no centro histórico e bairros de Évora

Os "Cantos de Janeiras" vão "ecoar" pela cidade de Évora no Dia de Reis, no domingo, com atuações de 18 grupos corais, polifónicos e instrumentais do concelho e da Banda Filarmónica "Liberalitas Julia", revelou hoje a câmara.

Dia de Reis com Cantos de Janeiras no centro histórico e bairros de Évora
Notícias ao Minuto

13:45 - 02/01/19 por Lusa

Cultura Banda Filarmónica

A iniciativa é organizada pelo município, pelas uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), de Bacelo e Senhora da Saúde, da Malagueira e Horta das Figueiras e pela Junta de Freguesia de Canaviais.

O evento, intitulado "Cantos de Janeiras", inclui a interpretação de canções e músicas tradicionais da quadra natalícia e do Dia de Reis e, este ano, é protagonizado por 18 grupos corais, polifónicos e instrumentais e pela Banda Filarmónica "Liberalitas Julia", explicou a organização.

As atuações arrancam às 16h00, em nove bairros da cidade: Horta das Figueiras, Vista Alegre e nos bairros de Almeirim, das Corunheiras, da Câmara, dos Canaviais, das Espadas, Frei Aleixo, das Nogueiras.

Segundo os organizadores, depois, os espetáculos prosseguem às 17h30, na Quinta da Soeira, Louredo, Urbanização dos Moinhos e nos bairros de Santa Maria, António Sérgio e Santo António.

A iniciativa engloba igualmente, à mesma hora, arruadas pelo centro histórico da cidade alentejana, classificado como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O culminar dos "Cantos de Janeiras" está marcado para as 19:00, na Praça do Sertório, para onde vão confluir todos os grupos envolvidos na edição deste ano e que vai ser "palco" da atuação final.

"Como manda a tradição, o convívio com a população está assegurado com 'comes e bebes' variados em ambiente aquecido pelo característico lume de chão", realçou a organização.

De entre os grupos participantes na edição deste ano constam as Cantadeiras de S. Miguel de Machede, Cantadores os Marchantes, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo Cantares de Évora, Coral Évora, Coro Polifónico Eborae Mvsica, CORUÉ -- Coro da Universidade de Évora ou Grupo de Cantares Alentejanos da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede.

Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo, Grupo Coral da AHRIE, Grupo Coral Alentejo a Cantar, Grupo Coral da A.R.P.I.F.H.F., Grupo Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais, Grupo Coral de São Brás do Regedouro e Grupo Coral do Centro de Convívio da CME são outros dos participantes.

O "leque" de intervenientes fica completo com o Grupo Instrumental de Acordeões da ARPIC, Tertúlia do Cante Alentejano em Évora, Vozes do Imaginário e a Banda Filarmónica "Liberalitas Julia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório