Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Galeria Uffizi exige devolução de quadro roubado por nazis

O quadro encontra-se nas mãos de uma família alemã.

Galeria Uffizi exige devolução de quadro roubado por nazis
Notícias ao Minuto

11:30 - 02/01/19 por Sara Gouveia

Cultura Uffizi

A Galeria Uffizi, em Florença, Itália, um dos mais importantes museus do mundo, exige a devolução de um quadro roubado pelas tropas nazis em 1943 e que se encontra agora nas mãos de uma família alemã.

O diretor da galeria, Eike Schmidt, acusa o governo alemão de ter um "dever moral" de ajudar a trazer o 'Vaso de Flores' de volta ao museu, conta a BBC.

A natureza morta foi pintada pelo holandês Jan van Huysum e exibida em Florença pela primeira vez em 1824. Mas as tropas alemãs roubaram o trabalho em 1943 quando se começaram a dirigir para norte.

Os intermediários da família alemã não identificada exigiram um pagamento pela devolução da obra, uma opção que foi terminantemente rejeitada pela galeria. A Alemanha respondeu dando conta de que há uma figura legal (statue of limitations) que os impede de intervir em crimes que tenham ocorrido há mais de 30 anos.

"Por causa disso, as feridas da Segunda Guerra Mundial e do terror nazi ainda não sararam", escreveu Eike na página da galeria na internet.

Segundo a galeria, a obra de arte foi levada para Florença pelo grão-duque Leopoldo II da Toscana, no início do século XIX. Esteve em exposição por mais de um século, juntamente com outras obras, mas foi levada para uma vila próxima quando Itália se juntou à guerra em 1940. Acabou por ser apreendida pelas tropas nazis em 1943 e só voltou a aparecer em 1991 depois da reunificação alemã. No entanto os esforços para a reaver falharam.

Eike, ele próprio de nacionalidade alemã, tem apelado ao governo para abolir a figura legal no que diz respeito a quadros roubados por nazis de forma a que toda a arte pilhada possa ser devolvida aos seus donos legítimos.

Uma fotografia do 'Vaso de Flores' a preto e branco vai ficar pendurada na galeria, com a palavra 'roubado' escrita em inglês, alemão e italiano em redor, até que o original regresse, garantiu o diretor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório