Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

O postal de boas festas de Banksy que deixa um gosto amargo na boca

Imagem idílica de uma criança a brincar na neve tem uma contracapa: um banho de poluição.

O postal de boas festas de Banksy que deixa um gosto amargo na boca
Notícias ao Minuto

17:30 - 21/12/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Reino Unido

Um dos mais icónicos e misteriosos criadores de ‘street art’ do mundo volta às notícias com uma nova obra. Banksy enviou, assim, os seus desejos de boas festas com uma metáfora sobre o perigo adormecido – e à vista de todos - da poluição.

A localidade escolhida foi, desta feita, Port Talbot, no sul do País de Gales, uma cidade que foi notícia há uns meses por causa de um engano da Organização Mundial de Saúde (teve que pedir desculpa depois de dizer, erradamente, que Port Talbot era a cidade mais poluída do Reino Unido).

Um desenho, duas leituras. Uma primeira, feliz e inocente, de uma criança a brincar, apanhando flocos de neve com a língua. A segunda, na parede adjacente, que pode ser vista como os bastidores da primeira imagem, revela que os flocos de neve são afinal faúlhas provenientes da nuvem de fumo saída de uma chaminé (ou de um caixote incendiado).

O desenho foi partilhado no site oficial do artista e no seu perfil de Instagram, onde incluiu o vídeo que pode ver abaixo. Com uma banda sonora de Natal, o vídeo mostra a obra em detalhe, acompanhando com imagens aéreas das fábricas de siderurgia de Port Talbot.

Ver esta publicação no Instagram

. . . . Season’s greetings . . .

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy) a 19 de Dez, 2018 às 6:53 PST

Entre os locais, porém, o gáudio poderá não ser transversal. O Independent publicou, entretanto, um artigo de opinião intitulado “Querido Banksy: Port Talbot não merece ser um emblema da crise global da poluição”, onde se defende que a indústria que polui aquela cidade é também a que a sustenta.

Banksy, sublinhe-se, é um artista de graffiti cuja identidade não é oficialmente conhecida, sendo a teoria mais aceite aquela que diz que se trata de um homem britânico, especificamente um artista de rua de Bristol chamado Robin Gunningham, nascido em 1973.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório