Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Museus de Lisboa, Roma e Mérida promovem divulgação do legado romano

Os museus Nacional de Arte Romana de Mérida, dos Fóruns Imperiais de Roma e o Nacional de Arqueologia de Lisboa colaboram na promoção da atividade dos voluntários, relativamente à proteção e divulgação do património e legado do Império Romano.

Museus de Lisboa, Roma e Mérida promovem divulgação do legado romano
Notícias ao Minuto

16:03 - 18/12/18 por Lusa

Cultura Iniciativa

Isto mesmo foi destacado hoje pela diretora do Museu Nacional de Arte Romana (MNAR), Trinidad Nogales, a do Museu dos Fóruns Imperiais de Roma, Lucrezia Ungaro, e o do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, António Carvalho.

Os três responsáveis apresentaram o programa europeu 'Aprendendo e ensinando museus. Programa de formação para voluntariado nos museus da Romanidade', tendo Trinidad Nogales afirmado que o museu de Mérida se associou a dois membros de "primeiríssimo nível", o romano e o de Lisboa.

Um dos objetivos deste projeto é estabelecer uma rede de trabalho entre os "museus de Romanidade", já que o património cultural da antiguidade fornece códigos comuns na Europa, especialmente quando estes centros culturais incrementam o valor social e educativo do património que guardam.

Esta colaboração também inclui conhecer os programas de educação não formal para adultos em outros museus e a troca de experiências em programas específicos de treino para adultos no campo do voluntariado.

O diretor do Museu Arqueológico Nacional de Lisboa, António Carvalho, afirmou que o voluntariado é "uma necessidade" e que Portugal tem "uma longa história" nesta experiência, sendo a idade média dos voluntários de 33 anos.

O responsável manifestou-se "muito satisfeito" por colaborar com os museus de Roma, "a capital do Império Romano", e de Mérida, "a capital da província da Lusitânia", lembrando que Lisboa foi "a capital do Atlântico".

Quanto ao Museu dos Fóruns Imperiais, em Roma, Trinidad Nogales salientou que inclui uma dúzia de centros urbanos e jovens até 30 anos que se formam como voluntários, durante um período de um ano, que conhecem os fóruns imperiais romanos, incluindo zonas não acessíveis a turistas, e que trabalham com pessoas mais velhas.

Por seu lado, Lucrezia Ungaro assinalou que no que respeita à romanidade, Roma é "um ponto fundamental de união" entre as cidades e que o programa apresentado hoje é "muito importante".

Neste sentido, salientou que se trata de treinar jovens como voluntários com base na experiência de veteranos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório