Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Museu Nacional de Arqueologia há cem anos em instalações provisórias"

O arqueólogo João Zilhão, antigo diretor do Instituto Português de Arqueologia, lamentou hoje as condições e falta de investimento no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), lembrando que "está há cem anos em instalações provisórias".

Museu Nacional de Arqueologia há cem anos em instalações provisórias"
Notícias ao Minuto

13:54 - 15/12/18 por Lusa

Cultura João Zilhão

À margem da conferência "Menino do Lapedo - 20 anos depois", em Leiria, João Zilhão disse que "Lisboa deve ser a única capital europeia que não tem um museu nacional de arqueologia como deve ser", criticando os critérios para construção de museus na capital.

"Fazem-se museus em Lisboa para tudo e mais alguma coisa, até para 'caixas de fósforos'. Cinco meses da taxa turística que Lisboa cobra davam para fazer um Museu Nacional de Arqueologia novo. Podiam pô-lo ao lado do Centro Cultural de Belém, que está inacabado, mas não, vão pôr lá um hotel! Mais um! Assim não, não pode ser", lamentou.

O arqueólogo, que é professor-investigador no Instituto Catalão de Pesquisa e Estudos Avançados da Universidade de Barcelona, em Espanha, e professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, considera que o MNA "tem coleções muito boas" e, "apesar de todas as suas limitações, é um dos museus mais visitados".

"Isso acontece porque as pessoas têm interesse. Qualquer turista que vá a Madrid, Paris, Londres, visita os museus de arqueologia.... Aqui, para museus com coisas importantes, que definem um país, nada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório