Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Diamantino e Aquaparque competem hoje nos Prémios Europeus de Cinema

Os filmes portugueses "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e "Aquaparque", de Ana Moreira, estão entre os nomeados aos Prémios Europeus de Cinema (EFA, na sigla inglesa), que são entregues hoje em Sevilha, Espanha.

Diamantino e Aquaparque competem hoje nos Prémios Europeus de Cinema
Notícias ao Minuto

09:09 - 15/12/18 por Lusa

Cultura Sevilha

"Diamantino", a primeira longa-metragem de ficção do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, está nomeado na categoria de Comédia Europeia, na qual competem também "O Espírito da Festa", dos franceses Érice Toledano e Olivier Nakache, e "A Morte de Estaline", do britânico Armando Iannucci.

"Aquaparque", a estreia da atriz Ana Moreira na realização, está nomeado na categoria de Curta-Metragem Europeia, na qual competem mais 14 filmes.

A curta, cuja ação se desenrola num parque aquático abandonado, recebeu em julho o prémio Kino Sound Studio do Curtas de Vila do Conde.

"Diamantino" venceu em maio o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes.

O filme, ainda sem data de estreia em Portugal, conta a história de Diamantino, interpretado pelo ator Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça.

Além de Carloto Cotta, o elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como "Tristes Monroes" (2017) e "A History of Mutual Respect" (2010).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório