Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Espólio do historiador Carlos de Azevedo doado à Biblioteca da Gulbenkian

O espólio do investigador, professor e historiador de arte Carlos de Azevedo (1918-1995) foi doado à Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, anunciou hoje a entidade.

Espólio do historiador Carlos de Azevedo doado à Biblioteca da Gulbenkian
Notícias ao Minuto

13:39 - 13/12/18 por Lusa

Cultura Arte

No ano em que se celebra o centenário do historiador de arte, os herdeiros doaram um espólio constituído por um conjunto documental de 22 dossiês "de especial importância para o estudo da história da arte em Portugal do período moderno", de acordo com um comunicado da Fundação Gulbenkian.

Carlos Mascarenhas Martins de Azevedo é considerado uma figura "de singular importância na historiografia da arte portuguesa da segunda metade do século XX, quer pelas ligações que estabeleceu ao longo do seu percurso académico, no estrangeiro e em Portugal, quer pelas investigações que realizou sobre a história da arquitetura civil no país, a história do património português no Oriente, e sobre a história dos órgãos de igreja".

Com um percurso académico e de investigação iniciado em 1946, na Universidade de Oxford, Carlos de Azevedo esteve ligado a diversas instituições estrangeiras, onde estabeleceu contactos com alguns dos mais ilustres historiadores do seu tempo e onde o seu trabalho foi reconhecido.

Da sua extensa bibliografia, a Gulbenkian destaca a obra 'Solares portugueses: introdução ao estudo da casa nobre', cuja primeira edição data de 1969, e foi reeditada posteriormente na década de 1980, sendo considerada como a primeira investigação aprofundada sobre a arquitetura civil erudita em Portugal.

Essa obra resultou de um levantamento por si realizado, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, recorda a entidade.

Entre o espólio encontra-se a correspondência entre Carlos de Azevedo e historiadores de arte seus contemporâneos, como Robert Smith, cujas investigações sobre o barroco em Portugal e no Brasil foram patrocinadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, e com Charles Boxer e Harold Livermore, historiadores britânicos com obra importante no âmbito da história portuguesa do período colonial.

A assinatura do protocolo que formaliza esta doação realiza-se no dia 19 de dezembro, às 12:30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório