Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Prémio Literário João da Silva Correia torna-se anual

A Câmara de São João da Madeira anunciou hoje que o Prémio Literário João da Silva Correia passou a anual e está agora aberto a todo o território nacional, integrando no júri a ex-ministra Isabel Pires de Lima.

Prémio Literário João da Silva Correia torna-se anual
Notícias ao Minuto

12:45 - 13/12/18 por Lusa

Cultura Autarquia

Instituída em 2006, a competição procura distinguir obras inéditas em língua portuguesa e, apostando alternadamente em Prosa e Poesia, vai em 2019 premiar a melhor obra poética a concurso com a respetiva publicação em livro, mediante uma comparticipação financeira da autarquia no limite máximo de 2.000 euros.

Os candidatos podem concorrer até 18 de janeiro, sob pseudónimo, e desta vez estão dispensados de comprovar a sua ligação a São João da Madeira, já que, segundo explica fonte do município, o âmbito geográfico da iniciativa foi alargado "a todo o país, de forma a dar oportunidade a mais escritores e novos talentos".

Na sua designação oficial, o Prémio João da Silva Correia presta homenagem ao autor do romance "Unhas Negras", que aborda a vida dos operários da indústria da chapelaria de São João da Madeira no início do século XX.

Agora com periodicidade regular anual, a distinção é atribuída com base no parecer de um júri que, além de um representante da Editora Âncora e do poeta e escritor de literatura infanto-juvenil José Fanha, passa a integrar também Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, crítica literária, autora e especialista na obra de Eça de Queirós.

"O objetivo da Câmara é reforçar a visibilidade e reputação do Prémio João da Silva Correia a nível nacional e garantir condições que permitam avaliar o que de melhor se vem criando no país em termos de produção literária, neste caso concreto no contexto do registo em poesia", afirma fonte do Município. "Acreditamos que a qualidade do júri também será um estímulo a que mais autores se candidatem ao prémio e funcionará até como um novo incentivo à sua produção literária", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório