Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Gosta de cinema? Esta aí a Festa do Cinema Italiano

A Festa do Cinema Italiano tem início no dia 19 de dezembro.

Gosta de cinema? Esta aí a Festa do Cinema Italiano
Notícias ao Minuto

21:30 - 12/12/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Cinema

É fã de cinema? Esta aí a Festa do Cinema Italiano, em parceria com os Cinemas UCI. Com efeito, será apresentado um ciclo de cinema documental direcionado para as artes visuais “com filmes dedicados aos maiores artistas de todos os tempos”.

Este ciclo, refere o comunicado enviado às redações, tem início no dia 19 de dezembro e prolongar-se-á até 2019 em sessões únicas e exclusivas em Lisboa e no Porto nos cinemas UCI El Corte Inglés e UCI Arrábida 20 (Arrábida Shopping), seguindo para outras cidades a anunciar brevemente.

Tratam-se de documentários produzidos pelos responsáveis de projetos como ‘Florença e a Galeria dos Ofícios’ , I Musei Vaticani’ ou ‘Teatro alla Scala – Il tempio delle meraviglie’ (alguns já exibidos na Festa do Cinema Italiano), que “combinam a narrativa associada à vida e obra dos artistas bem como a espetacularidade das suas obras”.

19 dezembro 2018 – 19h 

‘BOTTICELLI – INFERNO’

Este filme, que aborda o projeto que Botticelli dedicou a Inferno de Dante, “um mapa desse mesmo inferno que durante séculos, permaneceu fechado nos repositórios do Vaticano. Mas o que levou o mestre florentino a desenhar o inferno pintado por Dante? Qual é o segredo desta extraordinária obra de arte?”

23 janeiro 2019 – 19h

‘RAFELLO - O PRÍNCIPE DAS ARTES’

Esta é a primeira transposição cinematográfica realizada sobre Raffaello Sanzio (1483-1520). Uma digressão sobre muito do seu trabalho que começa em Urbino (berço de Rafaello) passando por Florença, para chegar a Roma e ao Vaticano, ao mesmo tempo, o clímax e o epílogo da jornada artística de Rafaello: um total de 20 locais e 70 obras, dos quais mais 30 de Raffaelo, narrada através de múltiplos pontos de vista exclusivos e inéditos.

20 fevereiro 2019 – 19h

A BASÍLICA DE SÃO PEDRO E AS BASÍLICAS PAPAIS DE ROMA’

Uma viagem pelas quatro basílicas papais de Roma e pelos seus tesouros: São Pedro: um dos 25 destinos mais visitados por viajantes detodo o mundo. São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.

20 março 2019 – 19h

‘CARAVAGGIO - A ALMA E O SANGUE’

Uma viagem através da vida, das obras e dos tormentos de Caravaggio, “um artista brilhante controverso, que mais do que qualquer outro reuniu em si mesmo luzes e sombras, génio e desobediente, concebendo obras sublimes”.

A série prosseguirá até julho 2019 com títulos como:

‘TINTORETTO - UM REBELDE EM VENEZA’, (abril 2019)

‘MICHELANGELO - INFINITO’ (abril 2019)

‘LEONARDO - O GÉNIO’ (abril/maio 2019)

‘HITLER VS PICASSO - A OBSESSÃO NAZI PELA ARTE’ (maio 2019);

‘VAN GOGH - ENTRE O TRIGO E O CÉU’ (junho 2019);

‘KLIMT E SCHIELE - EROS E PSIQUE’ (julho 2019).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório