Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mais uma banda confirmada no Alive e esta é "especial"

Ornatos Violeta vão regressar aos palcos, tendo sido confirmada a sua presença no primeiro dia do festival NOS Alive.

Mais uma banda confirmada no Alive e esta é "especial"
Notícias ao Minuto

09:17 - 12/12/18 por Melissa Lopes

Cultura Festival

Ornatos Violeta, a banda de rock portuguesa de rock alternativo, formada em 1991 no Porto, vai voltar aos palcos para comemorar o 20º. aniversário de 'O monstro Precisa de Amigos', confirma a organização do Nos Alive, considerando esta uma atuação "especial". A banda sobe ao Palco NOS, dia 11 de julho, mesmo dia dos já anunciados The Cure.

Editado a 22 de novembro de 1999, 'O Monstro Precisa de Amigos', o segundo e último álbum de originais dos Ornatos Violeta, superou as expectativas criadas pelo disco de estreia, 'Cão!'.

A banda formada por Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) é responsável por canções verdadeiramente intemporais. 

É o caso de 'Capitão Romance' — que conta com o convidado especial Gordon Gano, dos Violent Femmes, uma das maiores referências dos Ornatos Violeta, a cantar em português —, 'Chaga', 'Dia Mau' ou 'Ouvi Dizer' — com a participação especial de Vítor Espadinha.

Produzido por Mário Barreiros, 'O Monstro Precisa de Amigos', recorda a organização do NOS Alive, foi o habitual “difícil segundo disco” que acabaria por se revelar o magnum opus da banda, quer a nível comercial, atingindo a marca de Platina quer, sobretudo, na receção pelos fãs e crítica especializada, com a BLITZ a considerá-lo o terceiro Melhor Álbum Português editado nos anos 90 e um dos 25 melhores álbuns nacionais editados entre 1960 e 2000.

Formados no Porto em 1991, os Ornatos Violeta estiveram em atividade perto de uma década, durante a qual conquistaram o estatuto de banda de culto, graças aos dois álbuns editados e às suas intensas prestações em concerto.

Em 2002 anunciaram a separação, regressando em 2012 para a celebração dos 20 anos da sua formação, com oito concertos especiais. Em 2019 voltam, para comemorar mais um marco, porque, 20 anos depois, 'O Monstro (ainda) Precisa de Amigos'. Vão fazê-lo, não só nos palcos do Alive, como também no festival Marés Vivas, em Gaia, a 20 de julho e também, a 6 de setembro, no Festival F, em Faro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório