Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Festas de Campo Maior no Inventário do Património Cultural Imaterial

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, passaram a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, o que deixou satisfeitos autarcas e responsáveis regionais do setor turístico.

Festas de Campo Maior no Inventário do Património Cultural Imaterial
Notícias ao Minuto

14:52 - 11/12/18 por Lusa

Cultura DGPC

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) justificou a decisão favorável alegando um dos fundamentos foi a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial, enquanto "reflexo da identidade" da comunidade em que a tradição se originou e se pratica.

"Foram igualmente consideradas a produção e a reprodução efetivas que caracterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Campo Maior, com recurso privilegiado à oralidade", lê-se no comunicado.

Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as festas são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas "engalanadas" com flores de papel.

A iniciativa, promovida pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior, envolve a ornamentação das ruas, sobretudo do centro histórico, com milhares de flores em papel feitas pela população.

As festas só se realizam quando a população da vila alentejana quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua "originalidade e cariz popular", com os habitantes a prepararem, durante meses, a ornamentação das ruas.

Contactado hoje pela Lusa, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, manifestou-se "bastante satisfeito" por ter sido dado este passo por parte da DGPC.

De acordo com Ceia da Silva, a partir de agora, é possível candidatar as festas à classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Podemos obter mais um 'selo', que é de grande reconhecimento por uma festa ímpar, única, que tem características muito interessantes do ponto de vista popular e que esperamos que seja Património da Humanidade", disse.

Ceia da Silva recordou ainda que a Turismo do Alentejo e Ribatejo, entidade que propôs à DGPC a inscrição das Festas do Povo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, está a trabalhar "há muitos anos" na candidatura a apresentar à UNESCO.

"Sabemos que são processos morosos, mas tudo indica que, pelos contactos que mantemos, que existem fortes possibilidades de as festas serem classificadas no próximo ano", acrescentou.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, manifestou-se também "muito feliz" com a inscrição das festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

"Foi dado mais um passo rumo à classificação pela UNESCO, ao fim de quatro anos de trabalho. A valorização desta arte é absolutamente fantástica e deixa-nos uma responsabilidade enorme", disse.

A preparação das Festas do Povo de Campo Maior é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da enramação (quando são decoradas as ruas).

Em 2015, perto de 7.500 voluntários prepararam a última edição das Festas do Povo, na qual participaram 99 ruas, numa extensão de cerca de 10 quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório