Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

'A Drowning Man' vence melhor filme do festival Sound&Image de Macau

A curta-metragem 'A Drowning Man', do realizador dinamarquês-palestiniano Mahdi Fleifel, conquistou o prémio de melhor filme da 9.ª edição do festival internacional Sound&Image Challenge, foi hoje anunciado no teatro D. Pedro V, em Macau.

'A Drowning Man' vence melhor filme do festival Sound&Image de Macau
Notícias ao Minuto

14:00 - 09/12/18 por Lusa

Cultura Prémios

Nas palavras do grande júri, 'Drowning Man' é um "retrato oportuno e intemporal do desespero e isolamento sem esperança num país estranho", uma "pequena obra-prima" que se destaca da "recente onda de curtas-metragens sobre refugiados". O filme esteve em competição no festival de Cannes, no ano passado.

Já 'Silent Campine', do belga Steffen Geypen, venceu o prémio de "melhor ficção" ao levar o "espetador a um mundo obscuro desprovido de valores e regras". O júri descreveu a 'curta' como uma "representação poderosa de um complicado relacionamento entre pai e filho".

Um dos grandes vencedores da noite foi o jovem de Macau Kin Kuan Lam, ao arrecadar três prémios com 'Illegalist': melhor realizador, melhor filme local e identidade cultural de Macau.

O melhor documentário foi atribuído ao brasileiro Rodrigo Meireles, com 'Anderson', um homem de meia-idade com paralisia cerebral. Anderson aceitou ser filmado "se o documentário não fosse um drama", lê-se na sinopse.

Na categoria de animação, destacou-se o alemão Malte Stein, que recebeu o galardão com surpresa. 'Flood', simultaneamente "explicável e inexplicável", conquistou o júri com a sua "visão criativa singular que se desenrola num fundo sinistro e apocalíptico".

Também de Macau, Sam Lam e Tiago Lei venceram o prémio Volume, que distingue o melhor vídeo musical.

A menção honrosa foi para o realizador de Macau Chao Ut Ieng, com "Livestreaming", e a escolha do público recaiu sobre "Who am I", uma co-produção Macau/Filipinas, de Mark Aguillon. O realizador frisou o baixo orçamento da ficção e disse esperar regressar para o ano.

O festival de curtas-metragens, que arrancou com o documentário 'A vida aqui, está vista?', do português Filipe Carvalho, Expandido", terminou hoje, com uma cerimónia no teatro D. Pedro V.

Organizado pelo Creative Macau, espaço cultural que celebrou este ano o 15.º aniversário, o festival recebeu na nona edição mais de 4.000 candidaturas.

O grande júri foi presidido por Miguel Dias, um dos diretores do Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde, pelo diretor de informação e programas dos canais portugueses da TDM, João Francisco Pinto, e pelo realizador e produtor Detsky Graffam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório