Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Perto do coração selvagem' leva obra de Clarice Lispector a Paris

Uma peça de teatro baseada em vários textos da escritora brasileira Clarice Lispector tem estreia hoje em Paris, para a dar a conhecer ao grande público francês, fazendo o espetador "mergulhar" na sua obra.

'Perto do coração selvagem' leva obra de Clarice Lispector a Paris
Notícias ao Minuto

12:00 - 05/12/18 por Lusa

Cultura Teatro

"Trazer Clarice Lispector [1920-1977] para o teatro não é algo evidente, mas o que eu procuro no meu trabalho é mostrar obras que não são obviamente teatrais. Quero que o espetador mergulhe na obra e se deixe habitar pelos personagens que, na escrita da Clarice, são muito fortes", explicou Juliette Léger, encenadora da peça 'Perto do coração selvagem - variação 1', que estreia no Theatre de L'Opprimé, na capital francesa.

Em declarações à Lusa, Juliette Léger descobriu a escritora brasileira Clarice Lispector há quatro anos, quando lhe foi pedido pela Édition de Femmes, editora de Clarice Lispector em França, que lesse as obras da autora brasileira em público.

Passados dois anos, em 2017, Léger e Mayra Matte Nunes foram ao Brasil numa residência artística para "seguir os passos de Clarice", resultando agora neste espetáculo.

Apesar de ter o nome de um dos romances mais conhecidos da autora, 'Perto do coração selvagem - variação 1' junta textos de outros livros, como 'A Imitação da Rosa' e 'Onde estiveste de noite', e também dos contos 'Amor', 'A Fuga' e 'O Delírio', com interlúdios de música e a projeção de entrevistas da própria Clarice Lispector.

"Não quisemos recriar o Brasil dos anos 40 ou 50 em palco, o que queríamos era mostrar que ainda há semelhanças entre as mulheres daquela altura e as mulheres de hoje em dia em França que continuam fechadas num determinado meio social e privadas, de alguma forma, de uma certa liberdade", afirmou Juliette Léger.

Para a encenadora francesa, esta é igualmente uma forma de dar a conhecer Clarice ao grande público francês.

"Ela é um pouco desconhecida em França, é talvez conhecida nos círculos mais intelectuais ou por quem lê muito. Por isso, também, é que avancei com esta peça", disse.

'Perto do Coração Selvagem - variação 1' vai estar em cena até domingo.

Além desta peça, a Édition des Femmes vai promover no dia seguinte, dia 10 de dezembro, um concerto e um debate à volta da obra de Clarice Lispector, para assinalar a data do seu nascimento.

O evento decorrerá no Espace de Femmes, também em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório