Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Prémio Literário José Luís Peixoto atribuído a Mafalda de Araújo

A jovem Mafalda de Araújo venceu a edição deste ano do Prémio Literário José Luís Peixoto, instituído pela Câmara de Ponte de Sor (Portalegre) e que é entregue em janeiro, anunciou hoje o município.

Prémio Literário José Luís Peixoto atribuído a Mafalda de Araújo
Notícias ao Minuto

14:24 - 04/12/18 por Lusa

Cultura Município

Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos ímpares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de conto e, em anos pares, trabalhos de poesia.

Na categoria de não naturais ou não residentes no concelho alentejano, venceu o texto 'Em todo o caso Gaspar', de Mafalda Moniz da Cunha Costa de Araújo, com o pseudónimo Mafalda Andorinha.

Além do prémio monetário, no valor de mil euros, a obra vai ser editada pelo município de Ponte de Sor, juntamente com as últimas obras premiadas.

De acordo com a autarquia, o prémio destinado a jovens naturais ou residentes no concelho ficou este ano deserto, por decisão do júri.

A entrega do prémio, segundo a organização, vai decorrer durante o mês de janeiro em dia ainda por definir.

A organização vai também atribuir menções honrosas aos textos 'Lugar', de João Miguel Vaz de Aragão (pseudónimo António Forte), e 'Gravidade Maior', de Mariana Sofia Henriques Ferreira (pseudónimo Ana Mutter).

O Prémio Literário José Luís Peixoto é de âmbito internacional, está aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa e a naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.

Neste concurso podem participar jovens que completem 25 anos até ao final do respetivo ano em que a iniciativa é lançada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório