Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Leo Sato vence Porto/Post/Doc com 'A Guerra do Caldeirão de Kamagasaki'

O filme 'A Guerra do Caldeirão de Kamagasaki', do japonês Leo Sato, venceu o grande prémio do festival Porto/Post/Doc, anunciou hoje a organização do evento, que termina no domingo.

Leo Sato vence Porto/Post/Doc com 'A Guerra do Caldeirão de Kamagasaki'
Notícias ao Minuto

23:00 - 01/12/18 por Lusa

Cultura Realizador

Na competição internacional foi ainda atribuída uma menção honrosa a 'Fausto', de Andrea Bussmann, enquanto o prémio para melhor realização entre autores emergentes foi dado a Eloy Domínguez Serén, por "Hamada".

O prémio Cinema Novo, dedicado às escolas de cinema, foi atribuído a 'No Ângulo das Ruas', de Inês Alves, com uma menção honrosa para 'Tabu, Propriedade Privada', de Maria Ganem.

Já o prémio Teenage, escolhido por 15 estudantes do ensino secundário, foi para 'A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos', de Aya Koretzky.

Segundo a sinopse publicada pelo Porto/Post/Doc, 'A Guerra do Caldeirão de Kamagasaki' "é uma ficção do real, com os habitantes a tornarem-se atores de uma narrativa satírico-cómica sobre a sua própria luta contra a opressão".

No jornal Expresso, o crítico Francisco Ferreira escreveu que a obra de Leo Sato era "o grande filme do 'caldeirão' deste festival - e merecedor do prémio máximo", que agora acaba por receber.

"Custou cinco anos de trabalho a Leo Sato --- e é um dos achados do ano! Também filmado em 16mm, passa-se num arrabalde de Osaca que atrai operários, prostitutas e gangsters desde a II Guerra Mundial, e entrega-nos um retrato de uma comunidade que sentimos estar profundamente ancorada na sociedade nipónica", pode ler-se no semanário.

A quinta edição do Porto/Post/Doc começou no dia 24 de novembro, com 14 filmes em competição, uma retrospetiva sobre António Reis e Margarida Cordeiro, e secções dedicadas a Chris Petit e Matías Piñeiro.

Dedicado este ano ao tema Ficções do Real, o evento desdobrou-se por vários espaços da cidade, em particular no Teatro Municipal Rivoli, mas também o Cinema Passos Manuel, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Planetário, a Universidade Católica, o Maus Hábitos e o Cinema Trindade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório