Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Comité para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial reúne em Bogotá

A próxima reunião anual do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial vai realizar-se em dezembro de 2019 em Bogotá, foi hoje anunciado, no encerramento da 13.ª reunião deste comité, em Port Louis.

Comité para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial reúne em Bogotá
Notícias ao Minuto

17:46 - 01/12/18 por Lusa

Cultura Anúncio

A reunião deste comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) na capital da República da Maurícia, iniciou-se no passado dia 25 de novembro, e inscreveu sete manifestações culturais na Lista de Património Cultural Imaterial a Necessitar de Medidas Urgentes de Salvaguarda, e 31 na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Comité selecionou ainda o programa "Land of Legends" ("Terras Lendárias"), proposto pela Suécia, para ser incluído no Registo de Boas Práticas de Salvaguarda, que permite aos Estados e comunidades partilharem experiências de salvaguarda, que podem servir como modelo ou inspiração para outros.

A Lista de Património Cultural Imaterial a Necessitar de Medidas Urgentes de Salvaguarda passa agora a incluir "um total de 59 manifestações culturais e/ou artísticas em 32 países".

A inclusão nesta lista "visa capacitar os Estados a mobilizar a cooperação e assistência internacionais necessárias para assegurar a transmissão de práticas culturais inscritas com a participação das comunidades", lê-se no comunicado divulgado hoje pela UNESCO.

As sete novas manifestações culturais inscritas são o "conhecimento e capacidades de medição de água dos guardiães de água, 'foggaras', das comunidades de Touat e Tidikelt", da Argélia, as "Yalli", danças coletivas que incluem jogos e pantomina, da República do Azerbaijão, e o "Lkhon Khol Wat Svay Andet", performance de homens com máscara acompanhada por música, que se efetua nas proximidades do mosteiro budista Wat Svay Andet, no Camboja.

O "Al-Aragoz", teatro de fantoches do Egito, em que os manipuladores/atores usam um instrumento para alterar a voz, os ritos de passagem do jovem para adulto, "Enkipaata", "Eunoto" e "Olng'esherr", da comunidade Maasai, no Quénia, o sistema meteorológico e de astronomia "Suri Jagek", da comunidade Kalasha, do Paquistão, e o Teatro de Sombras por Marionetas artesanais, com acompanhamento musical, da Síria, são outras manifestações incluídas na Lista de Património Cultural Imaterial a Necessitar de Medidas Urgentes de Salvaguarda.

O Comité acrescentou à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, 31 novas manifestações. Esta lista é "composta por expressões que demonstram a diversidade do património intangível e chama à atenção sobre sua importância, e passa agora a contar com 430 manifestações culturais de 117 países.

Entre as novas manifestações inscritas consta as "tamboradas", desfile de tambores em Espanha, o "reggae" jamaicano, assim como a olaria das mulheres de Sejnane, na Tunísia.

As duas listas estão disponíveis no Portal da UNESCO em https://ich.unesco.org/en/lists.

Na reunião, que terminou hoje em Port Louis, a UNESCO apresentou a plataforma "Dive in intangible cultural heritage!" - https://ich.unesco.org/ -, que define como "um espaço interativo que permite conhecer práticas culturais e expressões [artísticas e culturais] vivas em todo o mundo"

A próxima reunião anual do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial realiza-se de 09 a 14 de dezembro de 2019 em Bogotá, que será a primeira cidade da região da América Latina e do Caribe a acolher este encontro.

Constituído por representantes de 24 Estados da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, este Comité, que reúne anualmente, "toma medidas para a salvaguarda das tradições e expressões orais, artes cénicas, práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas sobre a natureza. e o universo, e capacidades relacionadas ao artesanato tradicional, que compõem o património cultural imaterial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório