Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Bruno Humberto e Nuno Barroso entre os vencedores do Prémio Parallel

Os criadores portugueses Bruno Humberto e Nuno Barroso estão entre os vencedores do Prémio Parallel e vão participar na Photo London, no próximo ano, foi hoje anunciado.

Bruno Humberto e Nuno Barroso entre os vencedores do Prémio Parallel
Notícias ao Minuto

21:30 - 30/11/18 por Lusa

Cultura Criadores

Bruno Humberto é o curador de 'Acts of Disappearence', a exposição que conta com trabalhos fotográficos de seis novos artistas de diferentes nacionalidades, entre os quais se encontra Nuno Barroso, fotógrafo e autor de uma das obras da exposição, que está patente até ao dia 15 de dezembro, no Palácio Sinel de Cordes, no Campo de Santa Clara, em Lisboa.

Esta exposição esteve patente, inicialmente, no Fotofestival na Polónia, em junho último, e apresenta obras, além de Nuno Barroso, do sérvio Emanuel Cederqvist, dos dinamarqueses Ida Nissen e Morten Barker, e dos britânicos Joshua Phillips e Thomas Wynne.

O Parallel Review Lisboa, que acolhe "mais de 50 profissionais internacionais ligados à fotografia contemporânea", apresenta, "pela primeira vez em conjunto, as seis exposições internacionais exibidas durante este ano, em seis cidades europeias, no âmbito do primeiro ciclo da Parallel -- European Photo Based Plataform".

Assim, até 16 de dezembro, estarão patentes no Polo Cultural de São Vicente, em Lisboa: "Action at a distance", com trabalhos de Emanuel Cerderqvist, Morten Barker e Philipp Meuser, que esteve patente na Hungria em abril, e "The future is ours", que mostrou na Suécia em setembro fotografias de Jacopo Tomassini, Antonina Gugala, Joshua Phillips, Laura Ramo, Milan Racmolnar, Pedro Koch e Ramona Guntert.

No Mercado de Santa Clara, também em Lisboa, é possível visitar-se 'Being/Seeing', que reúne trabalhos de Andrej Lamut, Sofia Okkonen, Charlotte Mano, Glorija Lizde, Mark McGuiness, Ramora Guntert e Toms Harjo, e esteve patente no Reino Unido em abril, e 'Syntropic Surfaces', que levou trabalhos de Ramona Guntert, Sarunas Kvietkus e Joshua Phillips à Trienal da Fotografia de Hamburgo, na Alemanha, em junho.

No Palácio Sinel de Cordes, espaço da Trienal de Arquitetura de Lisboa, estão patentes "Rarely pure, never simple", com trabalhos de Joséphine Desmenez, Livia Sperandio, Nita Vera e Phillipe Meuser, que foi mostrada na Eslovénia em maio, e "Acts of disappearence", que inclui fotografias de Nuno Barroso, Emanuel Cederqvist, Ida Nissen, Joshua Phillips, Morten Baker e Thomas Wynne e passou pela Polónia em junho.

O Parallel Review Lisboa, que se baseia "na ideia de Lisboa como âncora de análise, discussão e produção de imagens fotográficas que concorrem não apenas pelo reconhecimento do valor da imagem enquanto documento contemporâneo, mas também por serem elo de diálogo entre os seus atores", inclui um ciclo de conversas, marcado para quinta e sexta-feira no Palácio Sinel de Cordes.

O Prémio Parallel é atribuído no âmbito da PARALLEL - European Photo Based Platform e, segundo nota enviada à agência Lusa, distingue o conjunto expositivo mais inovador realizado durante o primeiro ciclo de atividade desta Plataforma, lançada em novembro de 2017 em Lisboa.

O Parallel - European Photo Based Platform envolve 16 países da União Europeia, 18 instituições artísticas-membros - nacionais e estrangeiras - e dez parceiros portugueses.

Entre os parceiros contam-se o Centro Internacional de Arte José de Guimarães (Portugal), a Fondazione Fotografia Modena (Itália) e a Gaalerie Image (Dinamarca).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório