Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

'Pop Galo' de Joana Vasconcelos "canta" em Barcelos

O 'Pop Galo' criado pela artista Joana Vasconcelos vai "cantar", a partir de 07 de dezembro, em Barcelos, cidade onde permanecerá até setembro de 2019, por um valor de 70 mil euros, anunciou hoje fonte municipal.

'Pop Galo' de Joana Vasconcelos "canta" em Barcelos
Notícias ao Minuto

19:30 - 30/11/18 por Lusa

Cultura Autarquia

A mesma fonte acrescentou que "há a possibilidade" de aquela obra ser adquirida pelo município, para que não mais deixe a cidade que a inspirou.

Segundo a página oficial de Joana Vasconcelos, 'Pop Galo' é uma obra de arte pública monumental inspirada "num dos mais relevantes" símbolos da cultura popular portuguesa: o galo de Barcelos".

"Conhecedora do seu valor estético e força icónica, Joana Vasconcelos revisitou o galo de Barcelos à luz da contemporaneidade, aliando a tradição da azulejaria nacional à mais moderna tecnologia", acrescenta.

O texto refere ainda que a obra respeita "a riqueza estética" do galo de Barcelos, mas introduz-lhe "importantes" transformações, uma das quais a ampliação à escala monumental, já que o 'Pop Galo' tem dez metros de altura.

Outra transformação é o revestimento com cerca de 17 mil azulejos, desenhados no ateliê de Joana Vasconcelos e produzidos e pintados à mão na centenária fábrica Viúva Lamego.

A peça tem incorporado um jogo de som e luz, através da composição do músico Jonas Runa e de cerca de 15 mil luzes LED que preenchem as superfícies coloridas da obra, "conferindo a este galo de Barcelos tecnológico diferentes leituras, transformando a obra do dia para a noite".

Construído em fibra de vidro e ferro, o 'Pop Galo' foi inaugurado em novembro de 2016, em Lisboa, no âmbito da Web Summit, tendo em março do ano seguinte rumado até Pequim para celebrar o Ano do Galo de Fogo no calendário chinês.

Este ano, entre junho e novembro, esteve exposto em Bilbau, Espanha, no contexto da exposição de Vasconcelos no Museu Guggenheim, que recebeu mais de 640 mil visitantes.

Em 07 de dezembro, a Câmara Municipal de Barcelos vai aproveitar a inauguração das iluminações de Natal para "acender" também o 'Pop Galo', na avenida da Liberdade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório