Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Armadilha Digital: A narrativa que navega pelos perigos da Internet

A obra é da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Armadilha Digital: A narrativa que navega pelos perigos da Internet
Notícias ao Minuto

22:00 - 27/11/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Livros

Chama-se ‘Armadilha Digital’ e é a quinta obra literária assinada por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

O livro que chega agora às livrarias traz uma história que, como explica o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, gira em torno de um trio familiar: “O pai Abel, proprietário de uma agência de viagens, a filha Beatriz, estudante e a tia Aline, dona de uma empresa de 'ticketing' (emissão de bilhetes)”.

Na narrativa há ainda lugar para Zé Gonzaga, programador de profissão, professor de Beatriz na Escola das Artes onde lecciona um workshop extracurricular sobre programação. E Carlos, “o ‘viking’ amigo de sempre da família, especializado em questões de segurança cibernética e que tinha a expressão viva das pessoas inteligentes, conforme é descrito”.

A história começa a ser contada a partir de uma esplanada de um bar de tapas, chamado Barcelona. Segue-se depois uma história envolvente onde se assiste a uma “inocente” partilha de dados da vida quotidiana com alguém que não levanta suspeitas.

Mas um dia tudo muda e entra em ação a unidade de combate ao cibercrime e à criminalidade tecnológica da Polícia Judiciária, trazendo à liça novos conceitos do mundo digital.

A obra de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada navega por entre riscos que todos estão sujeitos na era digital, nomeadamente furto de identidade, burlas online, invasão de contas bancárias, clonagem de cartões bancários ou a cópia de ficheiros de clientes, no caso das empresas.

Esta obra educativa, pode ainda ler-se no comunicado, “termina em forma de glossário no qual são elencados os riscos e perigos da Internet, aos quais se acrescenta uma listagem e caracterização de truques de hackers e cibercriminosos para se infiltrarem nos sistemas informáticos privados, das empresas, das organizações públicas ou dos Estados”.

'Armadilha digital' é o título do novo livro da coleção Seguros e Cidadania, lançado pela Associação Portuguesa de Seguradores, no âmbito do seu programa de literacia financeira para os Seguros dirigido a crianças e jovens, com objetivo dar a conhecer a importância dos seguros no nosso dia-a-dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório