Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Espetáculo celebra 4 anos de cante alentejano como Património Mundial

O grupo coral juvenil Rouxinóis do Alentejo e vários artistas, como Paulo Ribeiro e Pedro Mestre, atuam na quarta-feira, em Beja, num espetáculo comemorativo do 4.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade.

Espetáculo celebra 4 anos de cante alentejano como Património Mundial
Notícias ao Minuto

10:12 - 26/11/18 por Lusa

Cultura Beja

Segundo a Câmara de Beja, o espetáculo musical e etnográfico 'Ciclo do Vinho de Talha' pretende "homenagear o cante alentejano, o vinho de talha e o Alentejo" e vai decorrer a partir das 21:00, no Teatro Municipal Pax Julia, com entradas gratuitas.

O espetáculo, organizado pelo município, Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pela Associação Rouxinóis do Alentejo, é dedicado ao ciclo do vinho de talha, um "património milenar" que a Câmara de Vidigueira, em parceria com várias instituições, quer candidatar a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, de Beja, e vários artistas vão recriar as fases do ciclo de produção artesanal de vinho de talha, uma prática de vinificação que foi criada pelos romanos há mais de 2.000 anos e é típica do Alentejo.

Em palco, os Rouxinóis do Alentejo vão estar acompanhados pelos músicos e cantadores António Caixeiro, Duarte Farias, Francisco Fanhais, Joana Santos, Jorge São Pedro, José Diogo Bento, Paulo Colaço, Paulo Ribeiro e Pedro Mestre e pelos grupos corais Os Camponeses de Vale de Vargo, Estrelas do Alentejo, de Santa Vitória, e Cantadores do Desassossego, de Beja.

O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo é formado por cerca de 30 crianças de escolas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, que ensaiam ao longo do ano letivo, uma vez por semana, com os professores Joaquim Mariano e José Diogo, no Centro UNESCO de Beja.

Segundo o município, o grupo foi formado no ano 2000, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, para representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria.

Desde então e até 2008, o grupo cantou modas de cante alentejano e apresentou várias histórias etnográficas, como as do ciclo do pão e do azeite, com recurso a mímica e utensílios usados em artes e ofícios tradicionais do Alentejo.

Há cerca de dois anos, os Rouxinóis do Alentejo regressaram ao ativo com o apoio do grupo Cantadores do Desassossego.

As comemorações do 4.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade incluem também o Cante Fest em Serpa e um "workshop" em Castro Verde, no distrito de Beja.

Promovido pela Câmara de Serpa, o Cante Fest, com várias iniciativas, começou na sexta-feira, em Lisboa, e termina na terça-feira, na cidade alentejana, com a cerimónia de comemoração do 4.º aniversário da classificação, a partir das 18:00, na Casa do Cante.

O "workshop" de cante alentejano, promovido pelo município e ministrado por cantadores, vai decorrer no sábado, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.

O cante alentejano, canto coletivo sem instrumentos, foi classificado, a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, graças a uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório