Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Encontro 'Fotografia sem Fronteiras' inaugura seis exposições na Guarda

Guarda, 22 nov (Lusa) - A cidade da Guarda vai receber seis exposições de fotografia no âmbito do II Encontro "Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território", a realizar nos dias 07 e 08 de dezembro, foi hoje anunciado.

Encontro 'Fotografia sem Fronteiras' inaugura seis exposições na Guarda
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/11/18 por Lusa

Cultura Mostra

Segundo o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), que promove a iniciativa, o programa do encontro também inclui 'masterclasses' com Alfredo Cunha e José Benito Ruiz, o lançamento de dois catálogos e de uma revista, debates e dois roteiros fotográficos.

Um dos destaques da iniciativa vai para as seis exposições, a realizar em vários locais da cidade, que "convidam a um percurso fotográfico de memórias e de novos olhares".

O II Encontro 'Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território' insere-se na 7.ª edição do concurso Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras.

"A importância que a imagem assume nas sociedades contemporâneas levou o CEI a lançar o projeto Transversalidades - Fotografias sem Fronteiras, com o objetivo de, através da imagem, promover a cooperação entre pessoas e instituições, bem como a inclusão de territórios, sobretudo os mais votados a processos de exclusão ou esquecidos pelos 'media', que deixam em branco vastas áreas do planeta", indica o CEI em nota hoje enviada à agência Lusa.

A 7.ª edição do concurso Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras, realizada este ano, "alcançou resultados quantitativos e qualitativos expressivos, que atestam a maturidade e valia da iniciativa: foram submetidos cerca de 800 portefólios provenientes de mais de 60 países".

"Os participantes, oriundos de todos os continentes, asseguram uma representatividade alargada, tanto geográfica como profissional, marcando presença assinalável, além de representantes de diferentes artes, fotógrafos, fotojornalistas e 'designers'", lê-se.

No âmbito da iniciativa, o CEI promove o II Encontro 'Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território', que contempla a inauguração de seis exposições de fotografia em vários locais da Guarda.

A Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolhe a mostra "Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2018", o Paço da Cultura recebe "Fotografia sem Fronteiras: Pessoas, Lugares, Outros Olhares" e a galeria da Muralha, na Avenida dos Bombeiros, "Guarda: Património visual, memória local".

A loja n.º 20 da rua 31 de Janeiro e a estação da CP recebem a exposição "Guarda: Património Cultural Local", o centro comercial La Vie acolhe 'Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras - Retrospetiva' e o café concerto do TMG 'Mundo Português - Duarte Belo'.

Haverá também um roteiro fotográfico 'Patrimónios locais: a Guarda e seu entorno', com um percurso pelo Jarmelo (património arquitetónico classificado) e Ramela (rota do azeite no Vale da Teixeira).

Segundo o CEI, serão também lançados os catálogos "Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2018" e 'Fotografia sem Fronteiras: Pessoas, Lugares, Outros Olhares' e a revista "Iberografias" n.º 14.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório