Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Já leu o 'Livro de Reclamações das Crianças'?

A obra, escrita pelo psicólogo Eduardo Sá, quer ser a ponte entre adultos e crianças que muitas vezes não existe, levando à criação de fossos entre pais e filhos.

Já leu o 'Livro de Reclamações das Crianças'?
Notícias ao Minuto

11:35 - 23/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Eduardo Sá

A “pensar nos mais pequenos, mas sobretudo nos adultos”, o psicólogo Eduardo Sá escreveu o ‘Livro de Reclamações das Crianças’ para responder às “angústias” das crianças e dar-lhes as respostas a todas as suas queixas.

“Eles podem contar tudo o que querem de nós, a quem querem, mesmo à nossa frente. Nós, se dissermos alguma coisa, é logo castigo”. Esta é a queixa de Manuela, uma menina de nove anos, a quem o psicólogo tenta explicar que os adultos o fazem, mas que “não é por mal”.

Já Renata, de oito anos, questiona por que razão os “adultos podem comer chocolate quando quiserem”, mas ela, as crianças no geral, não. “Porque é que temos de pedir?”, pergunta em jeito de reclamação ao que Eduardo Sá responde: “as regras dos pais e as regras dos filhos não têm de ser sempre iguaizinhas para os pais e para os filhos” até porque, sublinha, “os direitos dos pais e os direitos dos filhos variam com as responsabilidades que têm”.

Notícias ao MinutoLivro está à venda nas livrarias nacionais por 14 euros© Editora Lua de Papel

Estes são apenas alguns dos exemplos descritos no ‘Livro de Reclamações das Crianças’ onde o psicólogo dá voz e respostas às inquietações dos mais pequenos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório