Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Chamusca recebe concerto 'Casa Pia no Coração do Ribatejo'

O cineteatro da Chamusca recebe no sábado a Orquestra do Ensino Integrado de Música da Casa Pia, no primeiro concerto que os alunos que frequentam a área vocacional em instrumentos de cordas em duas escolas da instituição dão fora de Lisboa.

Chamusca recebe concerto 'Casa Pia no Coração do Ribatejo'
Notícias ao Minuto

16:19 - 21/11/18 por Lusa

Cultura Sábado

Inserido na comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças (20 de novembro), o concerto "Casa Pia no Coração do Ribatejo" vai acontecer às 18h00 de sábado, depois de um dia em que será proporcionada aos alunos uma visita à aldeia do Arripiado, nas margens do Tejo, numa parceria com a Câmara da Chamusca (distrito de Santarém), disse à agência Lusa a diretora do colégio Nuno Álvares Pereira.

Isabel Sá afirmou que esta será a "primeira experiência" do objetivo de proporcionar aos alunos, aos sábados, "vivências diferentes", já que normalmente estão circunscritos ao circuito escola/residência, atuando geralmente apenas para as famílias.

Com 120 alunos a frequentar a área vocacional nas vertentes de viola de arco, violino e violoncelo, nos dois colégios que possuem ensino integrado de música desde 2009 (Nuno Álvares Pereira e D. Maria Pia), a orquestra tem tido o seu momento de maior visibilidade no concerto anual que se realiza na primavera, no Teatro Tivoli, em Lisboa, com a participação de músicos convidados que se juntam graciosamente a um evento cujas receitas revertem para a aquisição de instrumentos musicais, salientou.

A atuação na Chamusca será "a primeira experiência fora de Lisboa", estando em perspetiva a realização de um outro concerto, em março de 2019, em um outro concelho do distrito de Santarém, iniciativas que Isabel Sá acredita que poderão também dar visibilidade ao trabalho que está a ser desenvolvido pela Casa Pia.

No concerto de sábado, além das classes de conjunto de violino, de violas de arco e de violoncelo, os alunos atuarão também em orquestra e coro.

No 6.º ano, os alunos começam a trabalhar em contexto de orquestra (orquestra B) e, no 3.º ciclo, integram a orquestra A, fazendo as apresentações públicas em concerto parte do seu plano de formação, salientando Isabel Sá o facto de dois dos alunos que seguiram estudos no Conservatório terem prestado provas e passado a integrar a Orquestra Sinfónica Juvenil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório