Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cante Fest celebra quatro anos de cante alentejano Património Mundial

Rota do Cante, apresentações de obras, conversas e exposições marcam o Cante Fest deste ano, que abre na sexta-feira para comemorar, em Lisboa e Serpa, o 4.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade.

Cante Fest celebra quatro anos de cante alentejano Património Mundial
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/11/18 por Lusa

Cultura Aniversário

O 4.º Cante Fest vai incluir iniciativas na Casa do Alentejo, em Lisboa, na sexta-feira, e no centro histórico de Serpa, no distrito de Beja, entre sábado e terça-feira.

Segundo Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, a promotora, o Cante Fest vai ter um "formato novo" na cidade alentejana, já que as iniciativas vão decorrer no centro histórico e "abrir-se mais" ao público em geral.

Nas três primeiras edições, o Cante Fest foi "uma festa do cante muito virada para grupos corais" e as iniciativas decorreram no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa, lembrou.

Na lógica de mais abertura ao público, a novidade é a Rota do Cante, com atuações "informais" de 20 grupos corais, num total de mais de 400 cantadores, em vários sítios e estabelecimentos de restauração do centro histórico de Serpa.

A rota vai decorrer em duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, das 14:00 às 20:00, que serão seguidas de degustação e venda de produtos regionais, no Largo Condes de Ficalho.

Segundo o autarca, o Cante Fest vai continuar a ter uma vertente "mais lúdica", com atuações de grupos corais, e outra "mais técnica e académia", com conversas e apresentações e lançamentos de obras sobre cante alentejano.

O 4.º Cante Fest vai começar na sexta-feira, às 18:00, na Casa do Alentejo, em Lisboa, com o pré-lançamento da coleção "Cante Alentejano", que inclui quatro livros e quatro CD e resulta de uma parceria entre o município e o jornal Público, e atuações de dois grupos corais.

No sábado, já em Serpa, o Cante Fest vai incluir, a partir das 14:30, na Casa do Cante, o pré-lançamento de um CD do grupo Cantadores de Pias, mostra de vídeos produzidos no âmbito de um protocolo entre o município e o projeto "A música portuguesa a gostar dela própria", uma conversa sobre modas alentejanas e a apresentação do livro "O Cante à Moda de Pias" pelo Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias.

Ainda no sábado, em Serpa, na Igreja de São Paulo, a partir das 21:30, haverá um concerto do Quinteto de Cordas e Duas Vozes do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

A Casa do Cante também vai ser palco de várias exposições durante o Cante Fest, das apresentações dos livros "Cantar no Alentejo" e "Cancioneiro: Modas Populares do Concelho de Serpa" e do lançamento da coleção "Cante Alentejano", no domingo, e de uma conversa sobre "Cante no Feminino", na segunda-feira.

O evento vai terminar na terça-feira com a cerimónia de comemoração do 4.º aniversário da classificação do cante, a partir das 18:00, na Casa do Cante, que incluirá entrega de medalhas a cinco entidades.

O cante alentejano, canto coletivo sem instrumentos, foi classificado, a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, graças a uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório