Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa acolhe Semana do Cinema Chinês

Seis filmes recentes da produção cinematográfica da China serão exibidos a partir de domingo em Lisboa, num ciclo integrado no programa oficial da visita do Presidente da China, Xi Jinping, a Portugal, foi hoje anunciado.

Lisboa acolhe Semana do Cinema Chinês
Notícias ao Minuto

14:22 - 20/11/18 por Lusa

Cultura Anúncio

Organizado pela China Film Administration, o ciclo decorrerá de 25 de novembro a 04 dezembro, no Corte Inglés, em Lisboa, e na abertura estarão presentes, entre outros, o ator Huang Xiaoming e Wang Xiaohui, diretora do departamento de apoio ao cinema do governo chinês.

Segundo nota de imprensa, Wang Xiaohui quer "estreitar os laços culturais entre as duas nações e dar a conhecer a Portugal o panorama da produção cinematográfica chinesa na atualidade".

O Presidente da República Popular da China estará em Portugal nos dias 4 e 5 de dezembro.

A Semana do Cinema Chinês exibirá, por exemplo, 'American Dreams in China' (2013), de Peter Chan, o filme de ação 'Operation Mekong' (2016), de Dante Lam, e o filme de animação 'O rei macaco' (2015), de Tain Xiao Peng.

Em 2019, Portugal e a China celebram 40 anos de relações diplomáticas.

No Orçamento do Estado para 2019, o Governo incluiu, no âmbito da Ação Cultural Externa, diversas iniciativas de celebração das relações diplomáticas com a China, nomeadamente o Festival de Cultura Portuguesa na China e o Festival de Cultura Chinesa em Portugal que "contribuirão, de forma transversal, para a afirmação internacional da Cultura portuguesa".

No próximo ano assinalam-se também os vinte anos do regresso de Macau à administração chinesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório